Bol. Pneumol. Sanit.

ISSN 1982-3258
versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Orientações gerais

 

A Revista Brasileira de Pneumologia Sanitária (Rev Bras Pneumol Sanit), publicação oficial do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde do Brasil, com ISSN 1982-3258 tem por finalidade publicar trabalhos relacionados às doenças pulmonares de interesse sanitário, em especial a tuberculose, bem como artigos atinentes à saúde ambiental, saúde pública, às políticas e planejamento em saúde do país, dentre outras.

 

 

Tipos de contribuição

 

Editorial - habitualmente sob a responsabilidade dos editores ou de convidado por estes.

Artigo Original - trabalho resultante de pesquisa científica apresentando dados originais com relação a aspectos experimentais ou observacionais. Sua estrutura deve ser a convencional que traz os seguintes itens: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, devendo ter no máximo 15 páginas, 5 tabelas ou figuras e 30 referências;

Atualização - serão considerados artigos trazendo uma revisão crítica da literatura, artigos que relatam informações sobre uma nova técnica, descrições ou avaliações de métodos ou procedimentos. Deve ter no máximo 20 páginas, 7 tabelas ou figuras e 50 referências;

Relato de Caso(s) - são artigos que apresentam dados descritivos de um ou mais casos explorando um método ou problema através de exemplo. Deve conter os seguintes itens: introdução, relato do(s) caso(s) e comentários, em no máximo de 7 páginas, 4 ilustrações e no máximo 10 referências. Consentimentos para descrição do caso e uso de imagens devem ser obtidos;

Informe - aqui incluídos os artigos sobre informes epidemiológicos e informações objetivas de interesse da comunidade médico-científica.

Imagem em foco – aspectos característicos de determinados temas são apresentados com um breve comentário sobre a sua importância. Podem ser incluídas até 6 figuras e um texto com 3 páginas e até 5 referências.

Carta ao editor - crítica a artigo publicado em fascículo anterior da revista ou em outro local. Deve conter até 3 páginas e o número máximo de 5 referências. As respostas dos autores, quando pertinente, devem obedecer às mesmas regras.

Outras matérias – como, por exemplo: opinião sobre tema específico, nota prévia, protocolos de estudos, entre outros.

 

 

Aspectos a considerar antes de submeter um manuscrito

 

Manuscrito em outros idiomas que não o português somente será aceito quando os autores forem estrangeiros ou, se brasileiros, estiverem radicados no exterior. Os artigos devem seguir os requisitos uniformes para originais submetidos a revistas biomédicas (International Commitee of Medical Journal Editors. Uniform Requeriments for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. New Engl J Med 1997;336(4):309-15), podendo, também, ser consultado em http://www.icmje.org ou http:// www.wame.org/resources/policies. Caso necessite, de mais detalhes, entre em contato com o corpo editorial da Revista.

Resumo dos requisitos técnicos

• Submeter cópia do artigo gravado em formato eletrônico (disquete ou CD ou envio por email), utilizando processador de textos Microsoft Word versão 6.0 ou superior, ou arquivo compatível;

• Páginas em tamanho A4 (210 x 297mm); com margens de 30mm em ambos os lados; numeração desde a primeira página no centro da margem inferior;

• Usar espaço duplo em todas as partes do documento (inclusive tabelas) e fonte arial tamanho 12;

• Revisar a seqüência: página de rosto (título completo do artigo, na língua original, em inglês e o resumido; nome(s) do(s) autor(es), com seu mais alto grau acadêmico e a filiação institucional; nome(s) do(s) departamento(s) e instituição(ões) a que o trabalho deverá ser atribuído; informe sobre conflito de interesse e fonte de fomento, se houver; nome, endereço e e-mail do autor responsável pela correspondência sobre o manuscrito), resumo (de artigo original deve ser estruturado com no máximo 250 palavras e os demais com até 150 palavras) e descritor (consultar em http://decs.bvs.br/), abstract e key words (idem dos anteriores), texto, agradecimentos, referências (devem ser numeradas de acordo com a ordem que são mencionadas pela primeira vez no texto com numerais arábicos sobrescritos colocados após a pontuação e seguir o estilo requisitos uniformesVancouver - que pode ser consultado em http:// www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html e listando pelo menos os nomes de três autores, seguido por “et al”, se necessário), tabelas (formatadas no processador de texto e citada por sua numeração) e figuras (cada uma em páginas separadas, medindo no mínimo 12 x 17cm e no máximo 20 x 25cm ou ser fornecidas em arquivo digital em formato TIFF, JPG, GIF, co resolução mínima de 300 dpi) e com respectivas legendas;

• As unidades de medidas devem seguir a do sistema internacional. Todas as abreviaturas devem ser citadas no texto antes do seu uso.

• A submissão do artigo deve ser acompanhada de carta (modelo disponível), assinada por todos os autores concordando com o envio e possível publicação do mesmo no periódico. Os textos devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente a este periódico, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro.

  • Exemplos da formatação das referências:

Artigo padrão em periódico

Parkin DM, Clayton D, Black RJ, et al. Childhood leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 year follow-up. Br J Cancer 1996;73:1006-12.

Payne DK, Sullivan MD, Massie MJ. Women’s psychological reactions to breast cancer. Semin Oncol 1996;23(1 Suppl 2):89-97.

Clement J, De Bock R. Hematological complications of hantavirus nephropathy (HVN) [abstract]. Kidney Int 1992;42:1285.

Livro, capítulo e outras monografias

Ringsven MK, Bond D. Gerontology and leadership skills for nurses. 2nd ed. Albany (NY): Delmar Publishers; 1996.

Phillips SJ, Whisnant JP. Hypertension and stroke. In: Laragh JH, Brenner BM, editors. Hypertension: pathophysiology, diagnosis, and management. 2nd ed. New York: Raven Press; 1995. p. 465-78.

Kaplan SJ. Post-hospital home health care: the elderly’s access and utilization [dissertation]. St. Louis (MO): Washington Univ.; 1995.

Leis publicadas

Preventive Health Ammendments of 1993, Pub. L. No. 103-183, 107 Stat. 2226 (Dec. 14, 1993).

Artigo de revista em formato eletrônico e programa de computador

Morse SS. Factors in the emergence of infectious diseases. Emerg Infect Dis [serial online] 1995 Jan-Mar [cited 1996 Jun 5];1(1):[24 screens]. Available from: URL: http://www.cdc.gov/ncidod/EID/eid.htm

Hemodynamics III: the ups and downs of hemodynamics [computer program]. Version 2.2. Orlando (FL): Computerized Educational Systems; 1993.

 

 

Avaliação das contribuições enviadas

 

A avaliação dos manuscritos será realizada pelos editores em relação à importância e pertinência do tema para a saúde pública, originalidade, repercussão científica, atualidade da informação, observação das normas éticas. A secretaria verificará se o texto está de acordo com as Instruções para Autores. Os trabalhos científicos que se enquadrarem nas características editoriais da revista serão avaliados para publicação por pelo menos dois revisores, especialistas na área de conhecimento do artigo, que permanecerão anônimos. Um especialista no assunto pode ser sugerido pelos autores para a revisão. Os autores receberão então o julgamento dos revisores e serão requisitados a resolver possíveis problemas encontrados, ou justificá-los. Estas devem ser realizadas pelos autores no prazo de 15 dias. O parecer final para a publicação será sempre dos Editores. Os dados e as interpretações contidos no manuscrito não serão retidos, copiados, publicados ou utilizados sem a permissão dos autores.

Os trabalhos aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequar ao estilo editorial-gráfico da revista, sem que, entretanto, nada de seu conteúdo técnico-científico seja alterado. No caso de o trabalho incluir tabelas e ilustrações previamente publicadas por outros autores e em outros veículos, é dever do autor fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores do copyright dos mesmos. As provas tipográficas serão realizadas pela Redação, caso os autores não indiquem o contrário. Os autores receberão uma cópia da revista e seu artigo em formato eletrônico (.pdf).

As afirmações e opiniões contidas nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos respectivos autores e não expressam, necessariamente, o pensamento da Revista Brasileira de Pneumologia Sanitária.

A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas internas e da decisão do seu Conselho Editorial. Os manuscritos não aceitos só serão devolvidos ao autor caso estes solicitem. Os trabalhos publicados passarão a ser propriedade da Revista Brasileira de Pneumologia Sanitária, sendo vedada tanto sua reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, como sua tradução para publicação em outros idiomas, sem prévia autorização desta.

Notas:

As publicações em duplicata ou secundárias (artigos publicados em outra revista, especialmente se em outro idioma), entre outras contribuições, serão avaliadas pelo Conselho Editorial. Quando necessário ou se solicitado, uma cópia do artigo original, bem como uma autorização do Editor da revista, devem acompanhar o material enviado para publicação. Com exceção de trabalhos considerados de alta complexidade, a revista considera 6 (seis) como número aceitável de autores. A inclusão de um autor só é justificada se ele contribuiu significativamente, do ponto de vista intelectual, para a sua realização, podendo ter responsabilidade pública pelo seu conteúdo. Fica implícito que o autor: 1) participou da concepção, desenho, planejamento, análise ou interpretação do estudo; 2) escreveu, revisou ou tomou parte em todas as redações preliminares e na definitiva do artigo; 3) aprovou a versão final. Em estudos multicêntricos, o(s) participante(s) regional(ais) podem ser citados nos agradecimentos ou numa lista de colaboradores.

Para contato ou envio de trabalhos:
Revista Brasileira de Pneumologia Sanitária
Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Estrada de Curicica 2000 - Jacarepaguá
22780-000 Rio de Janeiro, RJ - Brasil
E-mail: crphf@saude.gov.br
rbps.contato@gmail.com
Tel: 021 – 2448-6807 - 2448-6868

 

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


© 2012 Centro de Referência Prof. Hélio Fraga / Secretaria de Vigilância em Saúde / Ministério da Saúde

Estrada de Curicica, 2000 - Jacarepaguá
22780-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Tel.: +55 (21) 2448-6868 - 2448-6807
Fax: (21) 2441-0461


crphf@saude.gov.br