ISSN 2176-6223
versão on-line

SOBRE ESTA REVISTA

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

 

A Revista Pan-Amazônica de Saúde (RPAS) é de acesso aberto e sem cobrança de taxas para submissão/publicação. É o periódico oficial do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secreataria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SCTIE) do Ministério da Saúde (MS). Lançada em 2010, possui periodicidade trimestral e publica – em português, inglês e espanhol estudos e observações originais relativas às áreas de biomedicina, meio ambiente, saúde pública e antropologia médica, abrangendo a educação, a pesquisa e a atenção à saúde. A Revista possui sistema de revisão por pares duplo cego para a análise dos manuscritos e convida à publicação contribuições dos tipos Artigo Original, Artigo Histórico, Artigo de Revisão, Comunicação, Relato de Caso, Nota Técnica e Carta ao Editor.

 

A abreviatura de seu título é Rev Pan-Amaz Saude, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

ESCOPO

 

Pensada para atingir um público de leitores e colaboradores em diferentes ramos do saber, publica estudos relativos às seguintes áreas:

 

1) Antropologia Médica
2) Bacteriologia e Micologia
3) Biomarcadores e Bioindicadores
4) Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Saúde
5) Educação em Saúde e Educação Ambiental
6) Entomologia
7) Farmácia e Toxicologia
8) Imunologia
9) Odontologia
10) Parasitologia
11) Psiquiatria
12) Saúde e Meio Ambiente
13) Saúde Pública e Epidemiologia
14) Virologia e Arbovirologia

 

 

BREVE HISTÓRIA

 

O Instituto Evandro Chagas (IEC), unidade descentralizada da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS), é uma instituição de pesquisa localizada na Amazônia que atua na área da biomedicina, saúde pública e meio ambiente, produzindo conhecimento científico há mais de oito décadas.

 

A Revista Pan-Amazônica de Saúde (RPAS) foi criada em 2010, a partir da proposta de o IEC editar um periódico que pudesse colaborar com o processo de desenvolvimento científico da Amazônia. A Região, muito embora contasse com vários periódicos produzidos por instituições regionais, voltados para antropologia, ciências da terra e agrária, veterinária, educação, engenharia, administração de empresa pública, contabilidade, economia, geografia e medicina, apresentava uma lacuna justamente nos campos de pesquisa e ação do IEC. Surgiu, então, um instrumento oficial de divulgação dos resultados da produção científica nas áreas da biomedicina, meio ambiente, saúde pública e antropologia médica, nos formatos impresso e eletrônico, estando aberto à publicação do que estava sendo produzido por outros órgãos das demais regiões do País e instituições internacionais.

 

Hoje, a RPAS já é um periódico, creditado por um Instituto de reconhecimento internacional, como o IEC, que continua contribuindo com a disseminação da pesquisa científica produzida no âmbito regional, nacional e por outros países, divulgando estudos entomológicos, epidemiológicos, ecológicos, antropológicos, socioeconômicos, produção de imunobiológicos, diagnósticos laboratoriais e outros relacionados ao meio ambiente e à saúde da população.

 

 

FONTES DE INDEXAÇÃO

 
  • Biblat
  • CrossRef
  • Diadorim
  • DRJI
  • Free Medical Journal
  • Google Scholar
  • Latindex
  • LivRe
  • Portal de Periódicos CAPES
  • ROAD
  • Scilit
  • Sumários.org
  • WorldCat

COPYRIGHT ©

 
Todos os textos publicados na Revista estão protegidos pela Licença Creative Commons:
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
cc.png
 

 

AFILIAÇÃO

 
  • Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC
ABEC
 

 

DIVULGAÇÃO

 
http://www.facebook.com/revistarpas /RevistaRPAS

http://twitter.com/revistarpas @RevistaRPAS


 

 

OBSERVAÇÃO

 

Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte. É vedada a venda ou fim comercial total ou parcial deste material. Para reprodução de qualquer conteúdo, solicitar autorização dos editores.

 

 


© 2022 Instituto Evandro Chagas / Secreataria de Vigilância em Saúde e Ambiente / Ministério da Saúde

Instituto Evandro Chagas/SCTIE/MS
Revista Pan-Amazônica de Saúde
Rodovia BR-316 km 7 s/n - Levilândia
67030-000 - Ananindeua - Pará - Brasil
Tel.: +55 (91) 3214-2185


revista@iec.gov.br - http://revista.iec.gov.br