Scielo RSS <![CDATA[Informe Epidemiológico do Sus]]> http://scielo.iec.gov.br/rss.php?pid=0104-167319980003&lang=pt vol. 7 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iec.gov.br/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iec.gov.br http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Usos da vigilância e da monitorização em saúde pública</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste texto é apresentar a vigilância e a monitorização como distintos instrumentos de saúde pública. A vigilância apresenta, pelo seu elevado grau de desenvolvimento, uma perfeita delimitação de objetivos, métodos, fontes de dados e procedimentos de avaliação. Tais particularidades lhe conferem, segundo alguns autores, a autonomia de uma disciplina em saúde pública. A vigilância, porém, é um instrumento de menor abrangência do que a epidemiologia, pois, enquanto a primeira volta-se exclusivamente para o acompanhamento de específicos eventos adversos à saúde, a epidemiologia entendida como método ou como uma prática de saúde pública preocupa-se com o processo saúde-doença em populações e seus determinantes. Entre as diferenças mais relevantes entre vigilância e monitorização, temos que a vigilância analisa exclusivamente o comportamento de eventos adversos a saúde na comunidade, constituindo uma das aplicações da epidemiologia em saúde pública, enquanto a monitorização acompanha indicadores e pode ser utilizada em diferentes áreas de atividade como, por exemplo, o acompanhamento de indicadores económicos, demográficos, de qualidade ambiental, etc. Entre as semelhanças apresentadas por esses dois instrumentos há a existência obrigatória de três componentes: a informação, a análise e a ampla disseminação da informação analisada a todos que dela necessitam.<hr/>The objective of the present text is to present surveillance and monitoring as two different public health tools. Surveillance is characterised by a high degree of development, leading to a precise delimitation of objectives, methods, sources of data, and evaluation procedures. According to some authors, these specific features give surveillance the autonomy of a Public Health Discipline. Surveillance is one of the applications of epidemiology in public health, and is concerned exclusively with the follow-up of specific health adverse events in a community, while epidemiology, either as a method or as a public health practice, is concerned with the health-disease process in populations and its determining factors. The most relevant differences between surveillance and monitoring are that surveillance is one of the applications of epidemiology in public health and analyses exclusively the behaviour of health adverse events in a community, while monitoring follows only indicators, it isn't an exclusive application of epidemiology, and may be used in different activities such as monitoring economic, demographic, environmental quality indicators, among others. Both, surveillance and monitoring have three obligatory components: information, analysis, and the widespread dissemination of the information analysed to all that need it. <![CDATA[<b>Descentralização de Sistemas de Informação e o uso das informações a nível Municipal</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Como reflexo da capacidade tecnológica e da organização dos serviços de saúde existentes, na época em que foram criados os sistemas de informação em saúde, estes apresentam a produção, análise e disseminação de informações centralizados a nível nacional ou estadual. Com o avanço do processo de municipalização dos serviços de saúde e com a mudança da tecnologia disponível (introdução da microinformática) e o desenvolvimento de softwares mais amigáveis, a descentralização dos sistemas de informação torna-se viável e necessária, de modo a ampliar o uso das informações na definição de prioridades e atividades de acompanhamento e avaliação no nível local. A proximidade da captação e tratamento dos dados com a ocorrência dos eventos permitirá a introdução de rotinas de aprimoramento da coleta, propiciará um aumento de usuários e podendo, ainda implementar o uso das informações em ações de vigilância à saúde, as quais só podem ser desencadeadas pelo nível local. O papel dos órgãos responsáveis pelas informações no nível nacional e estadual será o de normatização dos sistemas e de fornecer apoio técnico e operacional aos municípios para o desenvolvimento de suas atividades, destacando-se a importância de capacitação dos recursos humanos dos municípios e das instâncias regionais das secretarias de saúde.<hr/>At the time when the health information systems were created and as a reflex of the technological capacity and of the organization of the existent health services, the production, analysis and dissemination of health related information is, at present, centralized at national or state level. With the progress of the process of municipalization of the health services, of available technology (introduction of microcomputer based information) and the development of friendlier softwares, the decentralization of the information systems becomes feasible and necessary, amplifying the use of the information in the definition of priorities, assessment and evaluation of activities at the local level. The timeliness between the reception and treatment of the data with the occurrence of the events, will allow the introduction of improved routines of data collection, make possible an increase in the number of users being able to stimulate the use of the information in health surveillance actions, which can only be triggered at the local level. The role of the institutions responsible for the information at the national and state levels will be of implementing the system's regulations and of supplying technical and operational support to the municipalities for the development of its activities, pointing out the importance of training municipal human resources and training at the regional level. <![CDATA[<b>Implantação do SINASC e Perfil dos Nascidos Vivos de Blumenau, 1994-1997</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O SINASC iniciou sua implantação parcial em Blumenau em 30/09/93, estando disponível informatizando desde janeiro de1994, sendo completamente municipalizado em 1997. O estudo das DNs de 01 de janeiro de1994 a 31 dezembro de 1997 evidenciou uma melhora progressiva no preenchimento de todos os campos, sendo o percentual de campos ignorados inferior a 1% no ano de 1997. Com relação às características do parto, 99,7% dos partos ocorreram em hospitais, 48% destes em hospital público e 41,7% de partos cirúrgicos com maior prevalência no hospital privado. O perfil dos nascidos vivos mostrou 52% do sexo masculino, com melhora progressiva nos indicadores de risco biológico como baixo peso (8,7% em 1994 para 6,8% em 1997), prematuridade (5,1% em 1994 para 4,9% em 1997) e apgar de 5º minuto menor ou igual a 7 (6,5% em 1994 para 3,1% em 1997). Com relação à mãe, observamos 14% de adolescentes e 54,4% com menos de 8 anos de estudo. O fato do SINASC ser municipalizado contribuiu para sua melhoria e vem permitindo uso regular enquanto instrumento para vigilância à saúde.<hr/>Blumenau began partial implementation of the Live Birth Information System (SINASC) of the Ministry of Health in 30/09/93. Since 1994 it had electronic registration and in 1997, the Epidemiological Surveillance Department assumed its total control. The study of Birth Certificates from 01/01/94 to 31/12/ 97 shows an improvement in the quality of information for all fields, with less than 1% of missing data in 1997. We found that 99.7% of births occured at hospitals, 48% in public hospitals and that 41,7% of deliveries were by cesarean (most of them in private hospitals). Fifty-two percent of the newborns were male. Progressive improvement of biological risk indicators such as low birth weight (8.7% in 1994 to 6.8% in 1997), prematurity (5.1% in 1994 to 4.9% in 1997) and Five minute Apgar less than or equal to 7 (6.5% in 1994 to 3.1% in 1997), was observed. With regard to the mothers' characteristics we found that 14% were adolescents and 54.4% had not concluded basic schooling (less than 8 years). SINASC information is a powerful instrument for health surveillance at the local level health systems. <![CDATA[<b>Implicações da introdução da 10<sup>a</sup> revisão da Classificação Internacional de Doenças em análise de tendência da mortalidade por causas</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Classificação Internacional de Doenças (CID) é revista periodicamente, geralmente a cada dez anos; uma nova revisão incorpora novas doenças que são descritas; uma doença representada por um só código pode ser desdobrada em dois ou mais; uma doença pode mudar de capitulo, e outras modificações além de, poder haver mudanças nas Regras de Codificação de Mortalidade. Todos esses fatores, geralmente, podem levar a que uma doença ou um capítulo da CID sofra alterações para mais ou para menos, fazendo assim que a tendência de mortalidade por uma doença seja bruscamente alterada com a introdução de uma nova revisão da CID. A CID-10 foi implantada em mortalidade, no Brasil, em 1996, e foi feita uma avaliação preliminar do impacto nas estatísticas de mortalidade utilizando-se o Banco de Dados do SIM no Rio Grande do Sul. Foram escolhidas algumas doenças que, de outros capítulos, "migraram" para o capitulo de doenças infecciosas e parasitárias, ou outros que saíram desse capitulo. Para o biênio 1996/1997, os casos (atestados de óbito) foram codificados pela CID-9 e CID-10, verificando-se um aumento de 67,9% com o uso da CID-10. Tratando-se dos mesmos casos, verifica-se que esse aumento é devido ao que se chama "artefato estatístico" e não aumento real das doenças infecciosas e parasitárias.<hr/>The International Classifcation of Diseases (ICD) is periodically revised (usually every tenyears). A new revision incorporates new diseases or else one particular disease, previously represented by a single code, can now be represented by two or more codes. Also, a disease may be moved from one chapter to another. The International Rules for Codification can also be changed in the new classification. These changes may be responsible for the increase or decrease infrequency of a disease or to a chapter of ICD, changing abruptly the trends of this disease or diseases. The ICD-10 for mortality was introduced in Brazil in 1996; a preliminary evaluation of the impact in the mortality statistics was made using the Data Bank of the Brazilian Information System of Mortality in the State of Rio Grande do Sul. In ICD -10 some selected diseases were moved to the chapter of infectious and parasitic diseases, some from this chapter to others. The death certificates of 1996/1997 were coded according to ICD -9 and ICD -10 and, with the use of ICD -10, the results showed an increase of 67,9%. Since the same cases were coded according to ICD-9 and ICD -10, it may be concluded that the increase was due to a "statistical artifact" and not to a real increase of infectious and parasitic diseases. <![CDATA[<b>Medidas dos níveis de infestação urbana para <i>aedes </i>(<i>stegomyia</i>) <i>aegypti </i>e <i>aedes</i> (<i>stegomyia</i>) <i>albopictus</i> em Programa de Vigilância Entomológica</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo revisa os métodos e índices empregados para Aedes aegypti e Aedes albopictus em programa de vigilância entomológica. A medida do nível de infestação urbana e os fatores de risco de transmissão da dengue e febre amarela foram abordados. Os índices foram descritos de acordo com os estágios imaturos e adulto do vetor e respectivo significado epidemiológico. Uma análise crítica dos índices foi feita para facilitar a compreensão da densidade do vetor como fator de risco. Além disso, as vantagens e desvantagens dos índices ajudarão escolher o mais apropriado índice para medir o nível de infestação em cada município.<hr/>The methods and indices used for Aedes aegypti and Aedes albopictus in the programme of entomological surveillance are reviewed. The measurement of the urban infestation level and the risk factors for dengue and yellow fever transmission are discussed. The indices for the immature and adult stages of the vector and their respective epidemiological significance are described. A critical analysis has been made to facilitate the understanding of vector density as a risk factor The advantages and disadvantages of the indices will help in the choice of the most appropriate one to measure the infestation level in each county. <![CDATA[<b>Casos de Agravos e Doenças Infecciosas e Parasitárias Notificados de Janeiro a Junho de 1997 e Igual Período de 1998, por Unidade Federada, Brasil</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo revisa os métodos e índices empregados para Aedes aegypti e Aedes albopictus em programa de vigilância entomológica. A medida do nível de infestação urbana e os fatores de risco de transmissão da dengue e febre amarela foram abordados. Os índices foram descritos de acordo com os estágios imaturos e adulto do vetor e respectivo significado epidemiológico. Uma análise crítica dos índices foi feita para facilitar a compreensão da densidade do vetor como fator de risco. Além disso, as vantagens e desvantagens dos índices ajudarão escolher o mais apropriado índice para medir o nível de infestação em cada município.<hr/>The methods and indices used for Aedes aegypti and Aedes albopictus in the programme of entomological surveillance are reviewed. The measurement of the urban infestation level and the risk factors for dengue and yellow fever transmission are discussed. The indices for the immature and adult stages of the vector and their respective epidemiological significance are described. A critical analysis has been made to facilitate the understanding of vector density as a risk factor The advantages and disadvantages of the indices will help in the choice of the most appropriate one to measure the infestation level in each county. http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16731998000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt