Scielo RSS <![CDATA[Informe Epidemiológico do Sus]]> http://scielo.iec.gov.br/rss.php?pid=0104-167320000003&lang=pt vol. 9 num. 3 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iec.gov.br/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iec.gov.br <![CDATA[<b>A saúde da população, os seus determinantes e as novas e velhas tecnologias - a epidemiologia no contexto da globalização</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732000000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Contribuição ao conhecimento sobre a hantavirose no Brasil]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732000000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foram revistos diferentes aspectos da síndrome pulmonar e cardiovascular por hantavírus, uma doença emergente transmitida pela inalação das excretas de roedores silvestres e que ocorre principalmente em indivíduos que têm contato com o meio rural e com estes animais. Trata-se de doença grave, com letalidade acima de 50%, que leva à insuficiência respiratória e ao choque. A terapia de suporte ventilatório e cardiovascular deve ser precocemente instituída, preferencialmente em unidades de terapia intensiva. A presença de edema pulmonar exige cuidados de ventilação precoces. Apesar dos pacientes apresentarem-se em choque, deve-se ter cuidados com a infusão de líquidos para que não se agrave o edema pulmonar. É necessário informar os profissionais de saúde sobre a doença, considerando que muitos casos devem passar despercebidos. O diagnóstico laboratorial de hantavirose acessível e rápido precisa ser implementado e para tanto, precisa-se de pesquisas desenvolvendo métodos diagnósticos sensíveis e confiáveis. O controle da doença exige envolvimento de múltiplos profissionais visando conhecer sua história natural, a biologia do reservatório e a do vírus.<hr/>Hantavirus pulmonary and cardiovascular syndrome, an emerging disease transmitted by the inhalation of wild rodent excreta and affecting mostly agriculture workers and other professionals in contact with these animals, is reviewed. Hantavirus pulmonary syndrome is a severe disease with case fatality ratio greater than 50%. The syndrome is characterized by respiratory distress and shock. Disease management includes early mechanical ventilation and volume administration, preferable in intensive care units. Caution is advised during liquid infusion for shock treatment since pulmonary edema develops frequently. Information about hantavirus pulmonary and cardiovascular syndrome should be widely disseminated among the Brazilian medical community considering that, many cases can be undiagnosed. Rapid and accessible laboratory diagnosis of hantaviruses must be implemented in Brazil and research focused on the development of sensible and reliable diagnostic methods and reagents is encouraged. The control of hantaviruses depends on a multi-professional approach aiming to know the natural history, the biology of the reservoir and of the virus. <![CDATA[<b>Equivalência das reações cutâneas do PPD entre dois produtos comercializados no Brasil</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732000000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa objetivou avaliar a equivalência das reações cutâneas do PPD-RT23 Statens Serum Institut e do PPD do Laboratório Pimenta Abreu estimando: (a) a concordância da interpretação qualitativa da reação aos dois testes estudados; (b) a concordância entre os tamanhos das endurações cutâneas provocadas pelos dois produtos e (c) a probabilidade da diferença média ultrapassar 3 milímetros para as medidas dos testes. Os 200 indivíduos estudados eram predominantemente do sexo masculino com idade média de 54 anos. 155 indivíduos eram inscritos na Fundação Leão XXIII sem domicílio fixo e 45 doentes de tuberculose internados no Hospital Ari Parreiras. O coeficiente kappa calculado para três categorias de resposta (não reator, reator fraco e reator forte) foi 3,4%, indicando baixo nível de concordância. A concordância medida para não reatores e reatores revelou um kappa de 5,5%. A comparação dos tamanhos das endurações produziu um coeficiente de correlação intra-classe de 0,247 e um coeficiente de correlação de concordância de Lin de 0,096. Também estimou-se uma probabilidade acima de 91% para que uma diferença qualquer entre as endurações assuma valor maior do que 3 milímetros. As três abordagens analíticas coincidem sobre uma pequena concordância entre os dois produtos.<hr/>This study aims to assess the agreement between skin reactions due to the Statens Serum Institut PPD and the Pimenta Abreu Laboratory PPD commercial tuberculin skin tests. Estimates of: a) the qualitative outcome agreement between the products; b) the agreement between quantitative measures of the cutaneous induration due to the tests and c) the probability of the skin measures differences be greater than three millimeters, were obtained. Two hundred subjects mainly men with average age of 54 years were included in the study. Seventy five percent (155) of them were homeless from the Fundação Leão XXIII and twenty five percent (45) were tuberculosis patients from the Hospital Ari Parreiras. The kappa coefficient estimated for three outcome categories (non-reactor, weak reactor and strong reactor) was of 3.4% indicating a low agreement level. The kappa coefficient for non-reactors and reactors was of 5.5%. The comparison analysis for the induration measures yielded an intra-class correlation coefficient of 0.247 and of 0.096 for the Lin’s concordance correlation coefficient for agreement. The probability of a three millimeters induration measure difference was above 91%. All these three approaches indicate the same conclusion: a low agreement between these commercial products. <![CDATA[<b>Avaliação da qualidade da codificação das causas de morte no Estado de São Paulo, Brasil</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732000000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Foi avaliada a qualidade da codificação das causas de morte para a elaboração das estatísticas de mortalidade pelo Sistema ACME ("Automated Classification of Medical Entities") usado na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados no Estado de São Paulo. O material de estudo constituiu-se de uma amostra sistemática de 3.313 Declarações de Óbito de 1992, correspondente a 1,6% do total dos respectivos óbitos. A revisão da codificação das causas de morte realizada por perito dependente orientou-se pela Classificação Internacional de Doenças e pelos manuais de instrução do Sistema ACME. Foram observados 179 erros, dos quais 116 comprometeram a causa básica e 63 a causa associada de morte. A porcentagem de erros para a causa básica foi de 3,5% em relação aos óbitos analisados da amostra. A porcentagem de erros para causas múltiplas foi de 1,9%, obtida pela relação dos 179 erros totais com 9.272 códigos processados nas declarações de óbito analisadas. Os capítulos da Classificação Internacional de Doenças e os grupos etários em que os erros se concentraram foram identificados. Verificou-se que numerosos erros poderiam ser prevenidos e recomenda-se a introdução de um programa de controle da qualidade da codificação das causas de morte no Sistema de Informações sobre Mortalidade.<hr/>This study evaluated the medical coding quality of causes of death for the compilation of mortality statistics by the ACME System (acronym for Automated Classification of Medical Entities) used by the Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, in the State of São Paulo, Brazil. The study data was obtained by systematic sampling of 3,313 death certificates, corresponding to 1.6% of the total deaths reported in 1992. The revision of the coding of the causes of death was done by a dependent verifier based on the International Classification of Diseases and on the instruction of the ACME System manuals. A total of 179 errors were identified of which, 116 were related to the underlying cause and 63, to the associated causes of death. The proportion of errors for the underlying cause of death was of 3.5%, considering the total sampled number of death certificates. The proportion of errors for multiple causes was of 1.9%, considering 9,272 codes processed in the death certificates that were analyzed. The chapters of the International Classification of Diseases and the age groups that concentrated the majority of the errors were identified. It was noticed that several errors might be prevented and the introduction of a quality control program for the coding of causes of death for the Mortality Information System of Brazil is recommended. <![CDATA[<b>Acidentes de trabalho referidos por trabalhadores moradores em área urbana no interior do Estado de São Paulo em 1994</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732000000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta alguns dos resultados de um inquérito domiciliar realizado para estudo das condições de vida da população residente em áreas urbanas de municípios com mais de 80.000 habitantes do interior do Estado de São Paulo. Os resultados aqui apresentados referem-se à prevalência e a algumas características de acidentes de trabalho ocorridos em um ano. Foram informados 41,20 acidentes de trabalho por 1.000 trabalhadores ocupados. Destes, 34,93 foram acidentes típicos e 6,28 foram acidentes de trajeto. As taxas de prevalência são analisadas com relação a características demográficas (sexo e idade) e socioeconômicas (renda, escolaridade e posição na ocupação) dos trabalhadores e também a condições de trabalho (atividade, vínculo, jornada, desgaste e estressores). Discute-se ainda a subnotificação de acidentes de trabalho comparando-se as informações de acidentes para os quais houve a emissão de CAT com os demais. Para os assalariados do setor formal a subnotificação atinge 42% e para a população economicamente ativa, como um todo, chega a 71%.<hr/>The present article introduces some of the results of a domiciliary survey designed to study the life conditions of the resident population of urban areas of São Paulo interior districts with more than 80.000 inhabitants, in 1994. A prevalence rate of 41.2 work accidents per 1.000 employed workers was estimated. The prevalence rates for typical work accidents and itinerary accidents were of 34.93 and 6.28 per 1.000 employed workers, respectively. The prevalence rates were analyzed with relation to demographic (sex and age) and socioeconomic (income, education and position in the occupation) characteristics of the workers as well as, for work conditions (activity, entail, hours work per day, waste and stressors). Under reporting of work accidents are discussed based on accident information for which there was the emission of CAT, with other information sources. For formal employees the under reporting reaches 42% and for the economically active population as a whole, it reaches 71%. <![CDATA[<a name=topo></a><b>Reflexões sobre a vigilância epidemiológica</b>: <b>Mais Além da Notificação Compulsória</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732000000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Diante das necessidades de reformulação do Sistema de Vigilância Epidemiológica, este artigo busca discutir questões relacionadas a: (1) revisão e otimização do escopo das doenças de notificação, (2) integração e abrangência das unidades notificantes e, (3) atualização e ampliação das estratégias de monitorização de agravos de relevância para a saúde pública. Após a definição dos conceitos relevantes da vigilância epidemiológica, cujas bases foram definidas há quase quatro décadas, diversos fatores têm concorrido para a reformulação da vigilância baseada na notificação compulsória, a qual demonstrou escassa efetividade e representatividade, pouca eficiência, elevado sub-registro, difícil caracterização da autoctonia e, principalmente, lentidão no fluxo de informações, impedindo uma resposta oportuna. Devido às mudanças nos padrões epidemiológicos atuais, torna-se importante a revisão criteriosa e objetiva da lista de notificação de doenças. Devem-se incluir no escopo institucional da vigilância, de maneira efetiva, a rede de laboratórios e os serviços de assistência, instituições públicas e privadas que recebem recursos do SUS. Uma outra discussão necessária diz respeito à qualidade dos sistemas de informação e dos registros existentes, bem como de sua compatibilidade entre si e com outros sistemas. Quanto às estratégias de monitorização, estas devem ser diversificadas, incluindo estratégias de vigilância ativa, sentinela (baseada em eventos, lugares e profissionais) e notificação sindrômica. É desejável a integração de centros nacionais e internacionais de vigilância através de redes computarizadas. Finalmente, são feitas considerações sobre a competência do nível federal de governo nas ações de vigilância e monitoramento.<hr/>In face of the necessity of reorientation of the National Surveillance System, this article’s object is to discuss issues related to: (1) the revision and optimization of the list of notifiable diseases, (2) the integration and coverage of reporting units and, (3) updating and widening of monitoring strategies for relevant public health problems. After the definition of basic concepts of surveillance, almost four decades ago, several factors have collaborated to the current need of reform of the surveillance based on mandatory reporting. This strategy proved to be scarcely effective, low efficiency, high underreporting, difficult characterization of indigenous cases, low degree of representation, and especially, slow flow of information hampering timely interventions. It is important to review the notifiable disease list based on sound criteria, in face of current changes of the epidemiological patterns. Networks of laboratories and health care institutions, both private and public, receiving financial resources from the National Health System, should be included in the institutional range of surveillance, in an effective manner. Another important issue refers to the quality of information systems and disease registers as well as, the compatibility between them and with other systems. Diversification of monitoring strategies should be considered, including active surveillance (based on events, places and practitioners) as well as, syndromic reporting. The integration of national and international surveillance centers through computerized networks is also important. Other considerations are made on the competence of the federal level of government on activities of monitoring and surveillance.