Scielo RSS <![CDATA[Informe Epidemiológico do Sus]]> http://scielo.iec.gov.br/rss.php?pid=0104-167320010001&lang=pt vol. 10 num. 1 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iec.gov.br/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iec.gov.br <![CDATA[<b>O diálogo necessário entre a epidemiologia e as ciências sociais e humanas na promoção da saúde</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>O Sistema de Informação de Atenção Básica como fonte de dados para os Sistemas de Informações sobre Mortalidade e sobre Nascidos Vivos</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No Brasil, a subenumeração dos dados dos Sistemas de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS) é fato reconhecido. A atual ampliação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do MS, que gera dados para o Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB/MS), fornece a oportunidade de avaliar sua contribuição para sanar parcial ou totalmente as deficiências de cobertura do SINASC e do SIM. Com esse objetivo, foram comparados os totais dos dados de 1998, informados pelos três Sistemas (SINASC, SIM e SIAB), verificando-se, em 92, 9 e 19 municípios do Ceará, de Sergipe e do Tocantins, respectivamente, que a informação do SIAB ultrapassa o total de nascidos vivos coletados pelo SINASC. Da mesma forma, em 43 e 48 municípios de Sergipe e de Tocantins, os dados do SIAB apresentaram-se em maior número do que o total de óbitos fornecido pelo SIM. Quanto aos óbitos menores de um ano, em 53 municípios do Sergipe, 125 do Ceará e 42 do Tocantins, o total do SIAB foi maior do que o do SIM. São propostos métodos para comparar os dados baseando-se em notificações dos fatos vitais. Tais formulários seriam preenchidos pelos agentes comunitários do PACS e encaminhados às Secretarias Municipais de Saúde que, por sua vez, após eliminação das possíveis duplicações, os transfeririam às Secretarias Estaduais e, dessa forma, suplementariam os dados do SIM e do SINASC<hr/>The existence of under enumeration in the Live Birth and Mortality Information Systems of the Brazilian Ministry of Health (SINASC and SIM) is well known. The current enlargement of the Program of Health Community Agents of the Ministry of Health (PACS/MH), which produces data for the Basic Care Information System (SIAB), gives the opportunity to evaluate its contribution in improving, partially or completely, the insufficient coverage of the two Systems: SINASC and SIM. With this objective, the total number of events reported in 1998 by the three systems (SINASC, SIM and SIAB) was compared. It was verified that in 92, 9 and 19 municipalities of the States of Ceará, Sergipe and Tocantins, respectively, the number of live births informed in SIAB was larger than the total collected by SINASC. In relation to death information, SIAB presented a higher number than SIM, in 43 municipalities in the State of Sergipe and 38, in the State of Tocantins. Regarding to deaths under one year of age, the total informed by SIAB was higher than SIM data in 53, 125, and 42 municipalities of the States of Sergipe, Ceará and Tocantins, respectively. A method of comparison of the three systems is proposed based on the notification of vital events. Notification cards would be filled by the community agents and delivered to the Municipalities Health Offices. After duplication verification the cards would be delivered to the State Health Offices, to complete the Mortality and Live Birth Information Systems <![CDATA[<b>Utilização do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS) e do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) na análise da descentralização da saúde em Mato Grosso</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O processo de descentralização da saúde, além de criar maior necessidade de informações, por parte dos municípios, também tem estimulado a própria descentralização dos sistemas de informação em saúde. Neste sentido, é fundamental que os municípios não se atenham apenas a utilizar as informações providas pelos vários sistemas disponíveis de forma isolada e muitas vezes limitada, mas ousem ampliar tal espectro de utilização. A experiência apresentada, do Estado de Mato Grosso, revela que é possível, numa abordagem quantitativa, analisar a descentralização da saúde, utilizando os dados do SIH-SUS e SIA-SUS, isolada e/ou integradamente, de forma a analisar financiamento, provisão e resolubilidade dos serviços de saúde, parâmetros estes que também permitem aventar hipóteses sobre os modelos de atenção que vêm sendo conformados<hr/>The health decentralization process increased the demand for information, by the municipalities, and has also stimulated the health information systems decentralization itself. In this context, the uses of the available information by the municipalities can be broaden beyond the limited and isolated frequent use of the data. The Mato Grosso State experience shows that it's possible, in a quantitative approach, to evaluate the health decentralization process, using the data provided by specific health information systems (SIA-SUS and SIH-SUS), which allow the analyses of health services funding, production and resolutivity. These elements are also important in the process of setting hypothesis about the health care models that have been implemented <![CDATA[<b>Vigilância ambiental em saúde de acidentes químicos ampliados no transporte rodoviário de cargas perigosas</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acidentes químicos ampliados no transporte rodoviário de cargas perigosas possuem o potencial de causar simultaneamente múltiplos danos ao meio ambiente e à saúde dos seres humanos expostos, constituindo uma preocupação para a Saúde Pública. Entretanto, no Brasil, a ausência de algumas informações básicas que permitam avaliar os impactos desses eventos sobre a saúde humana constitui uma das limitações dos dados existentes, atualmente, sobre o transporte de cargas perigosas, reduzindo a capacidade de formulação de políticas públicas de controle e prevenção amplas, adequadas e efetivas, particularmente envolvendo os setores saúde e meio ambiente. O objetivo deste artigo é, no âmbito da Vigilância Ambiental em Saúde, contribuir para a estruturação do sistema de vigilância desse tipo de acidente. A partir do histórico e da caracterização desses acidentes, coloca-se a problemática para o Brasil, tendo como referência estudos realizados nos EUA. A partir daí, são propostos os elementos básicos e iniciais que devem constituir a vigilância em saúde ambiental em relação a esses eventos. Ao final, aponta-se para a urgência da estruturação dessa vigilância, considerando as peculiaridades da realidade brasileira e o grande número de eventos já registrados<hr/>Major chemical accidents in highway transport of hazardous materials have the potential of a multiplicity of damages to health and to the environment and are of Public Health concern. In Brazil the absence of basic information to evaluate the impact of these events on health is one of the limitations of the available data about highway transport of hazardous materials. As consequence, formulation of adequate and efficient public policies to prevent and control these types of accidents, involving health and environment sectors is limited. The objective of this article is to contribute to the building of the environmental health surveillance of these accidents. Based on the available information and on the characterization of these accidents referred in studies done in the United States, the problematic in Brazil is discussed. Basic elements for the urgent implementation of an environmental health surveillance of these accidents are pointed considering the Brazilian reality <![CDATA[<b>Investigação de surto de doença febril hemorrágica nos municípios de Japeri e Queimados, Rio de Janeiro, 2000</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entre junho e setembro de 2000, 9 pessoas de uma área pobre da zona norte do Rio de Janeiro, Brasil, desenvolveram uma doença febril hemorrágica e morreram. Foi conduzida uma busca ativa para determinar a extensão do surto e um estudo de caso-controle para identificar a etiologia e os fatores de risco para aquisição da doença. Um paciente-caso foi definido como residente da área afetada apresentando febre, cefaléia e um ou mais dos seguintes sintomas - mialgia, artralgia, diarréia, manifestações hemorrágicas ou icterícia - durante o período de junho a setembro de 2000, tendo procurado serviço médico. Quarenta e três pessoas enquadraram-se na definição de caso e foram comparados com 86 controles, pareados por área de residência e faixa etária. Vinte e três (53,3%) eram do sexo masculino e a idade mediana foi de 19 anos. Na análise univariada, contato com esgoto (mOR=2,5; p=0,02); contato com ratos (mOR=3,0; p=0,006), contato com rio (mOR=3,3; p=.009), e mortandade de animais no peridomicílio (mOR=2,7; p=0,04), foram significantemente associados ao desenvolvimento de doença. Na análise multivariada, contato com ratos (OR=5,1; p=0,03) e contato com rio (OR=4,9; 95%; p=0,04) permaneceram como fatores de risco independentemente associados ao desenvolvimento de doença. A imunohistoquímica de uma amostra de tecido de um caso fatal foi positiva para leptospirose. Exames adicionais para outros potenciais agentes estão pendentes. Com base nas evidências epidemiológicas fornecidas pela investigação, recomendamos a implementação de desratização na área afetada e educação em saúde aos residentes, para que evitassem contato com o rio local. Após a implementação das medidas de controle nenhum caso novo foi notificado. Esta investigação ressalta a importância de se instituir recomendações de saúde pública com base em resultados de investigações epidemiológicas quando exames laboratoriais não estão prontamente disponíveis<hr/>In June-September 2000, nine persons from a poor area north of Rio de Janeiro, Brazil, developed a febrile hemorrhagic illness and died. We conducted case finding to determine the outbreak size, and a case-control study to identify disease etiology and risk factors. A case-patient was defined as a resident of the affected area who sought medical care during June-September 6, 2000, presenting with fever, headache, and one or more of the following symptoms: myalgia, arthralgia, diarrhea, hemorrhagic manifestations, or jaundice. Forty-three persons met the case definition and were compared with eighty-six controls matched by area of residence and age group. Twenty-three (53.3%) were males with a median age of 19 years. In univariate analysis, contact with sewage (matched Odds Ratio [mOR]=2.5; p=0.02), contact with rats (mOR=3.0; p=0.006), contact with local creek (mOR=3.3; p=0.009), and mortality of household animals (mOR=2.7; p=0.04), were associated with development of the disease. In multivariate analysis, contact with rats (mOR=4.7; p= 0.03), and contact with local creek (mOR=4.8; 95%; p= 0.04) remained as independent risk factors. Immunohistochemical evaluation of tissue samples from one fatal case was positive for leptospirosis. Further laboratory testing for potential etiologies is pending. Based on the epidemiologic evidence provided by our investigation we recommended implementation of rodent extermination in the affected area, and education of residents to avoid contact with the local creek. Following implementation of these control measures, further cases were not reported. This investigation highlights the value of implementing public health recommendations based on results from epidemiologic investigations when laboratory testing is not immediately available <![CDATA[<b>Informações para a gestão do SUS</b>: <b>necessidades e perspectivas</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o relatório final da Oficina de Trabalho "Informações para a Gestão do SUS", realizada no âmbito do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O objetivo da Oficina foi elaborar uma Agenda com propostas, contemplando soluções e estratégias para potencializar o uso das informações pelos gestores, nos diversos níveis do SUS. Foram apresentadas, a título de exemplo, experiências e pesquisas em cada esfera de governo: federal, estadual e municipal, a partir das quais foram discutidas as necessidades e perspectivas das informações em saúde, em torno de quatro eixos: (i) o uso das informações em saúde, (ii) tecnologia da informação, (iii) qualidade da informação e (iv) a questão ética relacionada à informação em saúde. Os participantes elaboraram propostas, evidenciando a necessidade do estabelecimento de mecanismos para que a população usuária do SUS, os técnicos e os gestores expressem suas questões em torno das informações relacionadas à vida, doença e morte dos brasileiros. Dada a relevância da troca de experiências e estudos realizada na Oficina de Trabalho, este relatório foi apresentado como texto básico para o subtema relativo a Sistemas de Informação, na XI Conferência Nacional de Saúde<hr/>This is the final report of the Workshop "Information for the Brazilian Health System Management" that occurred in the VI Brazilian Congress of Collective Health. The goal of the Workshop was to elaborate an agenda with propositions, solutions and strategies to increase the use of information by managers of the several levels of the Brazilian Health System. Experiences and researches of the three government levels: federal, state and municipal, were presented. These examples lead to the discussion of the needs and perspectives of health information considering four major points: (i) use of health information; (ii) information technology; (iii) information quality and (iv) ethical issues concerning health information. Propositions were elaborated by the participants showing the importance of establishing mechanisms to allow the general public, technicians, and managers of the health system to express their opinions about information related to life, illness and death of the Brazilian population. Due to the relevant exchange of studies and experiences during the Workshop, this report was presented as a basic document for the Information System topic in the XI National Health Congress <![CDATA[<b>Portaria n<sup>o</sup> 1.943, de 18 de outubro de 2001, sobre doenças de notificação compulsória</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-16732001000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é o relatório final da Oficina de Trabalho "Informações para a Gestão do SUS", realizada no âmbito do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O objetivo da Oficina foi elaborar uma Agenda com propostas, contemplando soluções e estratégias para potencializar o uso das informações pelos gestores, nos diversos níveis do SUS. Foram apresentadas, a título de exemplo, experiências e pesquisas em cada esfera de governo: federal, estadual e municipal, a partir das quais foram discutidas as necessidades e perspectivas das informações em saúde, em torno de quatro eixos: (i) o uso das informações em saúde, (ii) tecnologia da informação, (iii) qualidade da informação e (iv) a questão ética relacionada à informação em saúde. Os participantes elaboraram propostas, evidenciando a necessidade do estabelecimento de mecanismos para que a população usuária do SUS, os técnicos e os gestores expressem suas questões em torno das informações relacionadas à vida, doença e morte dos brasileiros. Dada a relevância da troca de experiências e estudos realizada na Oficina de Trabalho, este relatório foi apresentado como texto básico para o subtema relativo a Sistemas de Informação, na XI Conferência Nacional de Saúde<hr/>This is the final report of the Workshop "Information for the Brazilian Health System Management" that occurred in the VI Brazilian Congress of Collective Health. The goal of the Workshop was to elaborate an agenda with propositions, solutions and strategies to increase the use of information by managers of the several levels of the Brazilian Health System. Experiences and researches of the three government levels: federal, state and municipal, were presented. These examples lead to the discussion of the needs and perspectives of health information considering four major points: (i) use of health information; (ii) information technology; (iii) information quality and (iv) ethical issues concerning health information. Propositions were elaborated by the participants showing the importance of establishing mechanisms to allow the general public, technicians, and managers of the health system to express their opinions about information related to life, illness and death of the Brazilian population. Due to the relevant exchange of studies and experiences during the Workshop, this report was presented as a basic document for the Information System topic in the XI National Health Congress