Scielo RSS <![CDATA[Epidemiologia e Serviços de Saúde]]> http://scielo.iec.gov.br/rss.php?pid=1679-497420060002&lang=pt vol. 15 num. 2 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iec.gov.br/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iec.gov.br <![CDATA[<b>Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde</b>: <b>uma estratégia que se consolida</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>O Mestrado Profissional em Vigilância em Saúde</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[<b>Avaliação do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária na região da Amazônia Legal, Brasil, no contexto da descentralização</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo tem por objetivo avaliar os resultados obtidos com a implantação do Plano de Intensificação das Ações de Controle da Malária (PIACM) nos Municípios da Amazônia Legal, no contexto da descentralização das ações de vigilância em saúde. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de análise do impacto do PIACM nesse processo e na estrutura dos serviços, bem como na redução da incidência da malária nos Municípios beneficiados. Constatou-se a efetividade do Plano na redução da morbimortalidade por malária nos Municípios da região amazônica. Os Municípios pequenos e médios apresentaram melhor desempenho nos indicadores malariométricos, comparativamente aos maiores. Verificou-se, também, que os resultados nos Municípios de médio e pequeno porte não certificados foram melhores que nos certificados, ao contrário do que ocorreu nos de grande porte. O PIACM contribuiu para alterar a dinâmica da transmissão da malária na região amazônica, promovendo diminuição da dispersão da doença na região e favorecendo a aplicação das ações de controle.<hr/>The objective of this work is to evaluate the results following implementation of the Plan for Intensification of Malaria Control Actions (PIACM) in endemic municipalities of the Brazilian Amazon Region, in the context of decentralization of health surveillance. This survey investigated the impact of PIACM on both the structure and function of health services, and on malaria incidence in these municipalities. The effectiveness of the plan in reducing malaria morbidity and mortality in municipalities of the Amazon Region was confirmed. The reduction in malariometric indicators was greater in small- and medium-sized municipalities compared to those of larger size. The observed decrease in malaria morbidity was also higher in small- and medium-sized municipalities not certified compared to those certified, contrary to results observed in larger municipalities. PIACM contributed to a change in the dynamics of malaria transmission patterns in the Amazon Region, with a reduction in disease dispersion, resulting in an epidemiological situation more receptive to control actions. <![CDATA[<b>Detecção precoce de epidemias de malária no Brasil</b>: <b>uma proposta de automação</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Amazônia Legal do Brasil concentra 99% dos casos de malária do país; porém, falta um sistema automatizado para detectar as epidemias da doença que ocorrem na região. O estudo propõe alguns métodos estatísticos para detecção precoce de epidemias de malária. Foram testados cinco tipos de gráficos: média +1,96 desvio-padrão (método de Cullen); amplitude interquartilar (método de Albuquerque); método do 3º quartil; método Cusum-tabular; e alisamento da linha base (método de Stern & Lightfoot). A taxa de alarmes verdadeiros (TAV) disparada pelos cinco métodos no Município de Manaus, Estado do Amazonas, foi de 100%; e em Machadinho D’Oeste, Estado de Rondônia, foi de 100% para o método do 3º quartil, de 25% para os métodos de Cullen e de Stern & Lightfoot e, para os demais métodos, de 0%. Em Amarante do Maranhão, Estado do Maranhão, não houve mês epidêmico e nenhum alarme foi disparado pelos cinco métodos, correspondendo a 100% de acerto. O método do 3º quartil mostrou-se mais adequado para a detecção precoce de epidemias de malária na Amazônia Legal Brasileira, sendo recomendado para implantação na rotina da vigilância da doença na região.<hr/>In Brazil, 99% of reported malaria cases occur in the Amazon Region. To date, however, an automated system has not yet been defined to detect epidemics in this area. This study proposes several statistical methods that could be useful for early detection of malaria epidemics. Five types of graphs were investigated: average +1.96 standard deviations (Cullen method); inter-quartile range (Albuquerque method); 3rd quartile method; Cusum-tabular method; and smoothing of baselines (Stern & Lightfoot method). The true alarm rate (TAV) detected by these methods was as follows: 100% by all five methods in the Municipality of Manaus, Amazonas State; and in the Municipality of Machadinho D’Oeste, Rondônia State 100% were detected by the 3rd quartile method; 25% using the Cullen, and Stern & Lightfoot methods, and 0% for other methods. In the Municipality of Amarante do Maranhão, Maranhão State, there were no epidemic months, and no alarm was given by any of the five methods, corresponding to 100% success. The 3rd quartile method is the most appropriate for early detection of malaria epidemics in municipal districts of the Brazilian Amazon Region, and recommended for implantation in routine malaria surveillance. <![CDATA[<b>Avaliação de discordâncias encontradas nos exames de gota espessa para o diagnóstico da malária realizados por microscopistas dos Estados do Amapá e do Maranhão, Brasil, entre 2001 e 2003</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os laboratórios de base que realizam o diagnóstico da malária têm a obrigação de enviar aos laboratórios de revisão 100% de lâminas positivas e 10% de lâminas negativas. O objetivo deste trabalho foi avaliar as discordâncias dos resultados dos exames de gota espessa detectadas entre os microscopistas dos laboratórios de base e os microscopistas revisores, nos Estados do Amapá e do Maranhão, Brasil, no período de 2001 a 2003. Utilizaram-se os seguintes aplicativos: Epi Info, nas versões 6.04 e 2000, para análise dos dados; índice Kappa e teste χ2, para comparação dos resultados; e análises univariada e multivariada, para detecção das variáveis associadas às discordâncias, as quais foram maiores no Amapá (1,72%) que no Maranhão (0,43%), com maior prejuízo na identificação das espécies - 1,88% e 0,37%, respectivamente. No Amapá, os resultados falsos negativos foram maiores (0,60%); já no Maranhão, os falsos positivos foram maiores (0,12%). Os cursos de capacitação foram mais eficientes no Maranhão. Na análise multivariada, as seguintes variáveis, unidade da federação e tempo de serviço dos laboratoristas, foram as responsáveis pelas discordâncias encontradas. A capacitação dos técnicos e o controle de qualidade interlaboratorial são, outrossim, variáveis essenciais para o Programa Nacional de Controle da Malária.<hr/>Local malaria laboratories are required to send 100% and 10% of positive and negative slides, respectively, to reference laboratories. The objective of this study was to evaluate the discrepancies between the results of thick blood smears evaluated by reference laboratories and results reported by local technicians in Amapá and Maranhão States, Brazil during the period 2001 to 2003. The following methodologies were utilized: Epi Info version 6.04 and 2000 software for data analysis; both Kappa index and χ² test, to compare results; and uni-and multivariate analysis to detect variables associated with discrepancies. A higher discrepancy index was observed in Amapá (1.72%) compared to Maranhão (0.43%), with more difficulty in species identification - 1.88% versus 0.37%, respectively. Amapá had a higher false negative index (0.60%); and Maranhão had a higher false positive (0.12%). Training courses were more efficient in Maranhão. In the multivariate analysis, variables for Brazilian State and length of technician's experience were most strongly associated with the discrepancies identified. Training courses and quality control among laboratories are essential for the National Program for Malaria Control. <![CDATA[<b>Análise da política de saúde bucal do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil, a partir do banco de dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA-SUS)</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No Brasil, a odontologia de alto índice de desenvolvimento científico coexiste com significativas parcelas da população sem acesso à assistência odontológica e com a ausência de uma política definida de saúde bucal. O presente trabalho faz uma análise da política de saúde bucal do Município de Cuiabá, Estado de Mato Grosso, Brasil, a partir do banco de dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) do Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos odontológicos foram agregados em nove categorias, de procedimentos coletivos a odontorradiologia, acerca dos quais foram analisados, para o período de 1995 a 2002, o volume de atendimentos realizados e os recursos financeiros aplicados em sua produção. Observou-se uma tendência de elevação da produção e dos gastos, de 1996 a 2000, e queda nos dois anos seguintes. A elevação foi maior para os procedimentos mais especializados, em comparação com os mais básicos; a queda, entretanto, foi invertida, mais acentuada para os procedimentos básicos. Como a Secretaria Municipal de Saúde priorizou outros setores da atenção em detrimento da saúde bucal no último biênio e a Coordenadoria de Saúde Bucal pode ter priorizado os atendimentos das clínicas odontológicas, explica-se, dessa forma, a maior redução na atenção básica em relação à atenção especializada. O SIA-SUS mostrou-se uma importante ferramenta na avaliação da política de saúde bucal nos níveis municipal, estadual e nacional, especialmente quando associado a outras fontes documentais.<hr/>The scientific development of dentistry in Brazil has achieved notable success. However, there remains no well-defined oral health policy and a significant proportion of the population has no access to dental care. This study examines the oral policy in the Municipality of Cuiabá, Mato Grosso State, Brazil, analyzing relevant data collected from the Hospital Outpatient Information System (SIA) of the National Unified Health System (SUS). Dental procedures were grouped into nine categories, from collective procedures to odonto-radiology. The number of consultations realized and financial resources applied were analyzed during the period 1995 to 2002. A tendency towards an increase in production and expenses was observed from 1996 and 2000, with a fall in the two subsequent years. The increase was greatest for more specialized procedures, while the largest decrease was for basic procedures. The Municipal Health Secretariat emphasized other areas of care rather than oral health during the last two years, and the Oral Health Coordination may have given more priority to dental clinic consultations, thus explaining the large reduction in basic care compared to specialized care. The SIA-SUS performs an important role in the assessment of oral health policy at the State, municipal, and national levels, especially if linked to other data sources. <![CDATA[<b>Utilização dos leitos hospitalares sob gestão pública em Município de médio porte da Região Sul do Brasil, 1998-2002</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo procura analisar o perfil de internações nos leitos hospitalares sob gestão pública, entre 1998 e 2002, e relacioná-lo às mudanças implantadas no sistema municipal de saúde de Maringá, cidade localizada no Estado do Paraná, sul do Brasil, cuja rede hospitalar é, predominantemente, privada, com déficit de leitos disponíveis para o Sistema Único de Saúde (SUS), fato agravado pela quase metade desses leitos ser destinada à área de Psiquiatria. Entre os principais resultados, observaram-se baixas taxas de internações pelo SUS e, no início do período estudado, elevada evasão para internação em outros Municípios por lesões, envenenamentos e outras causas externas (65,9%), doenças do aparelho respiratório (56,2%), gravidez, parto e puerpério (44,1%) e doenças do aparelho circulatório (34%). Porém, observou-se notória redução de internações em 2002. A ocorrência de internações em Maringá foi sempre crescente, tanto entre os residentes quanto entre os não residentes. Concluiu-se que os leitos hospitalares são insuficientes para o atendimento da clientela do SUS, indicando a necessidade de expansão dessa oferta para adequá-la às necessidades de atenção hospitalar da população do Município, bem como da referenciada por outras cidades.<hr/>In the present study, the authors analyzed the profile of admissions to hospitals under public administration between 1998 and 2002, and correlated this with changes implemented in the municipal health system of Maringá, a town located in Paraná State, southern Brazil. This hospital network is predominantly private, with deficits in beds available through the National Unified Health System (SUS), a condition aggravated by having almost half of these beds dedicated to the area of Psychiatry. The major findings included low SUS hospitalization rates; and elevated rates of unauthorized transfers to hospitals in other municipalities at the beginning of the period, due to lesions, poisonings and other external causes (65.9%), diseases of the respiratory tract (56.2%), pregnancy, delivery and puerperium (44.1%), and diseases of the circulatory system (34%). However, a marked reduction in these hospitalizations was observed in 2002. The frequency of hospitalizations in Maringá increased among both residents and non-residents. In conclusion, the number of hospital beds is insufficient to attend SUS patients, indicating the need for expansion to guarantee hospital care for the municipality's population, and for patients referred from other towns. <![CDATA[<b>Aspectos epidemiológicos e operacionais da vigilância e controle do tracoma em escola no Município de São Paulo, Brasil</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tracoma é uma ceratoconjuntivite infecciosa que acomete crianças, principalmente. Este trabalho descreve as atividades de vigilância epidemiológica do tracoma em uma escola municipal de São Paulo, Brasil, no período de 1993 a 1997. Realizou-se análise dos dados das fichas de investigação epidemiológica. Examinaram-se 7.751 pessoas, entre alunos e funcionários. Anualmente, realizam-se atividades de busca ativa, ações educativas, notificação dos casos, tratamento e controle. As taxas de detecção foram de 4,1% em 1993, 4,0% em 1994, 0,1% em 1995, 0,9% em 1996 e 0,2% em 1997. A taxa de alta (cura) foi 84,0%. Informações sobre saúde não eram enfocadas, regularmente, pelos professores. A intervenção na escola mediante ações educativas, ano após ano, e o tratamento específico reduziram as taxas de detecção. Os autores sugerem que se reavive Educação em Saúde como tema para o ensino público, na esperança de que as crianças levem aos domicílios o aprendizado obtido na escola, para a conseqüente promoção de saúde na comunidade.<hr/>Trachoma is a keratoconjunctivitis affecting mainly children. This study describes epidemiological surveillance of trachoma in a municipal school in São Paulo, Brazil, during 1993-1997. Epidemiological investigation forms were analyzed, and 7,751 students and school employees were examined. Active surveillance or active searches , complemented by educational activities, notification of cases, treatment, and control activities were done each year. The detection rate was 4.1% in 1993, 4.0% in 1994, 0.1% in 1995, 0.9% in 1996, and 0.2% in 1997. The cure rate was 84.0%. It was noted that schoolteachers did not regularly focus on health information, and continuous educational activities at the school and specific treatment every year led to a fall in the trachoma rate. The authors suggest emphasizing Health Education as a subject for public schools, with the hope that children would take home lessons learned, strengthening health promotion in the community.