Scielo RSS <![CDATA[Epidemiologia e Serviços de Saúde]]> http://scielo.iec.gov.br/rss.php?pid=1679-497420100004&lang=es vol. 19 num. 4 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://scielo.iec.gov.br/img/en/fbpelogp.gif http://scielo.iec.gov.br <![CDATA[<b>Vigilância em Saúde</b>: <b>temas em destaque</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[<b>Mortality analysis of traffic accidents before and after Brazil's Dry Law, from 2007 to 2009</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: comparar o risco de morte por ATT antes e depois na implantação da Lei 11.705 (Lei Seca), que restringe o consumo de bebida alcoólica no Brasil. METODOLOGIA: foram avaliados os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) de 2007 a 2009. Avaliaram-se as variações da taxa padronizada de mortalidade por ATT e respectivos intervalos de confiança de 95% no período anterior (julho/2007 a junho/2008) e posterior (julho/2008 a junho/2009) à implantação da Lei Seca. RESULTADOS: identificou-se redução proporcional significativa no risco de morte por ATT, variando de -7,4% para o Brasil a -11,8% nas capitais, principalmente entre os homens (-8,3% e -12,6%, respectivamente). CONCLUSÕES: recomenda-se a manutenção e ampliação da fiscalização e educação para o trânsito e ainda a continuidade de estudos analíticos para melhor avaliar o impacto da medida restritiva ao álcool e direção.<hr/>OBJECTIVE: to compare the risk of death due to road traffic accidents (RTA) before and after the implementation of Law Number 11,705 (Dry Law) that restricts the consumption of alcoholic beverages in Brazil. METHODOLOGY: data from the Mortality Information System (SIM), from 2007 to 2009, were evaluated. The standardized RTA death rate variations and their respective confidence intervals of 95% were evaluated in the period from July 2007 to June 2008 (before the Dry Law) and from July 2008 to June 2009 (after the implementation of the Dry Law). RESULTS: a significant proportional reduction in RTA death rates was observed, ranging from 7.4% for Brazil to 11.8% for state capitals, especially among men (-8.3% and -12.6%, respectively). CONCLUSIONS: the continuous maintenance and increase in surveillance and traffic education activities along with the development of analytical studies to better evaluate the impact of such restrictive measures are recommended. <![CDATA[<b>Operational evaluation of a sticky trap in the monitoring of <i>Aedes aegypti</i></b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: avaliar a capacidade dos agentes de saúde para identificar corretamente os mosquitos capturados pela MosquiTRAP e comparar o tempo gasto na pesquisa larvária, ovitrampa e MosquiTRAP. METODOLOGIA: aspectos operacionais do monitoramento de Aedes aegypti foram avaliados em doze municípios das cinco regiões geográficas do Brasil. RESULTADOS: o tempo gasto pelos agentes de saúde na vistoria da MosquiTRAP foi semelhante ao da ovitrampa (8,0 e 6,8 min., respectivamente) e ambos foram inferiores a pesquisa larvária (24,8 min.). Os agentes de saúde identificaram A. aegypti (mínimo de 97,4% de acerto) eAedes albopictus (100% de acerto) em cinco dos seis municípios onde esta espécie foi registrada. O índice de pendência da MosquiTRAP em todos os municípios variou entre 0,20% e 4,43%. CONCLUSÃO: os resultados indicam que a ovitrampa e MosquiTRAP apresentaram vantagens em relação a pesquisa larvária com redução do tempo de vistoria das casas, implicando uma redução de custos.<hr/>OBJECTIVES: to assess the capacity of health workers to correctly identify mosquitoes captured by MosquiTRAP, and to compare the time spent on larval survey, egg trap (ovitrap) and MosquiTRAP. METHODOLOGY: operational aspects of monitoring of the Aedes aegypti were assessed in twelve municipalities in five geographic regions of Brazil. RESULTS: time spent by health workers to inspect the MosquiTRAP was similar to ovitrap (8.0 and 6.8 minutes, respectively) and both took less than larval survey (24.8 minutes). Health workers identified A. aegypti (minimum of 97.4% hit) and A. albopictus (100% hit) in five of the six municipalities where this species was recorded. MosquiTRAP pendency index in all municipalities varied from 0.20% to 4.43%. CONCLUSION: results indicate that ovitrap and MosquiTRAP have advantages over larval survey in terms of reduced time spent at residences, implying cost reduction. <![CDATA[<b>Outcomes of Pandemic Influenza (H1N1) 2009 in women of childbearing age, in the City of Rio de Janeiro</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: avaliar a letalidade entre mulheres em idade fértil durante a pandemia de Influenza Pandêmica (H1N1) 2009, tendo a presença de gravidez como exposição, no município do Rio de Janeiro. METODOLOGIA: foram selecionados, a partir do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, os casos confirmados de influenza pandêmica para comparação entre gestantes e não-gestantes, sendo incluídas 633 mulheres residentes no MRJ, estando 233 gestantes (37%). RESULTADOS: sete gestantes e 22 não gestantes faleceram no episódio de gripe, não se evidenciando um risco maior de óbito entre as gestantes (Risco relativo=0,53 [IC95%: 0,22-1,27]). CONCLUSÃO: apesar de não ter sido evidenciada associação entre gestação e óbito, a infecção pelo vírus (H1N1) em gestantes deve ser acompanhada cuidadosamente, principalmente na presença de fatores de risco.<hr/>OBJECTIVE: to compare the death rate among women of childbearing age during the Pandemic Influenza (H1N1) 2009 in Rio de Janeiro consideringpregnancy exposure. METHODOLOGY: confirmed cases were selected from the National Disease Reporting System (SinanWeb) of Braziis Ministry of Health, andpregnant were compared to non-pregnant women. 633 patients were included and 233 ofthem (37%) were pregnant when reported. RESULTS: seven pregnant and 22 non-pregnant women died during the flu episode, but we failed to elicit a greater risk of death among those who were pregnant (Relative Risk=0.53 [95% CI 0.22-1.27]). CONCLUSION: although no evidence of association of pregnancy and death was found, pregnant women with the new flu should be followed carefully, especially in the presence of known risk factors. <![CDATA[<b>Effects of decentralization of epidemiological surveillance teams for Family Health</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: avaliar alguns indicadores da Vigilância Epidemiológica (VE) após a descentralização das ações para as Equipes de Saúde da Família. METODOLOGIA: estudo descritivo, longitudinal, retrospectivo de alguns indicadores de cobertura, oportunidade e qualidade do sistema de VE de um município da Bahia entre 2000 e 2006, utilizando como fontes de dados Relatórios do Sinan, de Gestão e da VE. A significância da variação dos indicadores foi avaliada pelo Qui Quadrado para proporções. RESULTADOS: notificação compulsória de doenças e investigação epidemiológica (IE) passaram a ser realizadas por 100% das Unidades de Saúde da Família, representando crescimento de 41,7%, naquele período. A proporção de encerramento oportuno das IE e de investigação oportuna das doenças exantemáticas apresentou queda de 6,2 e de 14,5%, respectivamente, porém mantiveram níveis acima dos pactuados. O percentual de cura de tuberculose aumentou 24,0%. CONCLUSÃO: os resultados sugerem que a Estratégia de Saúde da Família poderá contribuir para aprimorar a VE.<hr/>OBJECTIVE: to evaluate some indicators of Epidemiological Surveillance (ES) after the decentralization of actions for the Family Health Team. METHODOLOGY: retrospective, longitudinal study to assess some indicators of coverage, timeliness and quality of the ES system in a city in Bahia between 2000 and 2006 using data from reports of Sinan, Management and ES. Chi square for proportions was used to examine statistical significance of variations in indicators. RESULTS: compulsory notification of diseases and epidemiological investigation (EI) have been performed by 100% of the Family Health Units, (increase of 41.7% in theperiod). The proportion of timely closing of EI and timely investigation of exanthematous diseases fell by 6.2% and 14.5%, respectively, but remained above the levelspreviously agreed. The cure rate of tuberculosis increased 24.0%. CONCLUSION: the results suggest that the Family Health Strategy will contribute to improve ES. <![CDATA[<b>Descriptive analysis on the use of ambulatory services in the Brazilian Public Health System in cities in the state of São Paulo, from 2000 to 2007</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: analisar a produção dos serviços de atenção ambulatorial do SUS no contexto da ampliação da oferta de atenção básica e das necessidades de articulação de serviços de distintas complexidades tecnológicas na esfera ambulatorial. METODOLOGIA: foi feita análise descritiva da magnitude, tendência e relações entre procedimentos segundo municípios de distintos portes do Estado de São Paulo, entre 2000 e 2007, com dados do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA-SUS). RESULTADOS: a análise da produção de serviços ambulatoriais e a construção de relações entre estas permitiram observar a ampliação da oferta dos serviços de atenção básica e suas repercussões em outros níveis do sistema e como isto ocorreu de forma diversa em municípios de diferentes portes. CONCLUSÕES: identificou-se o alcance das análises para a compreensão das características da oferta de serviços possibilitando orientar ajustes na política de saúde.<hr/>OBJECTIVE: to analyze theproduction of ambulatory health care services in the Brazilian public health system, considering the context of increasing primary health care and the need to integrate services with different technological complexities related to ambulatory care. METHODOLOGY: a descriptive analysis of the magnitude, trends and relations among procedures was performed in cities, of different population size, in the state of Sao Paulo, from 2000 to 2007, using data from the Ambulatory Information System (SIA-SUS). RESULTS: the analysis of the production of ambulatory services and the relations established among them showed the increase in primary health care, its effects on other levels of the health system, and the way they happened differently according to population size. CONCLUSION: the analysis contributed to understanding the offer of services and to propose changes in the public health policy. <![CDATA[<b>Evaluation of hospitalization indicators, before and after the implementation of integral management in the health system of a municipality in the Southern Region of Brazil</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: analisar indicadores hospitalares nos períodos antes e após a implantação da Gestão Plena do Sistema Municipal em Apucarana-PR. METODOLOGIA: examinaram-se os indicadores: taxa de internação, média de permanência hospitalar, proporção de evasão e invasão de internações e proporção de internação por clínica. Para analisar as alterações ocorridas nos indicadores no período utilizou-se a distribuição de Poisson e realizada análise de regressão linear na série histórica. RESULTADOS: observou-se redução das internações hospitalares da população residente ocorridas no próprio município de 7,72% para 7,54%, da evasão de 1,15% para 1% e aumento da média de permanência hospitalar, 3,90 para 3,97 dias. A invasão aumentou de 26,26% para 26,50%. As internações por tipo de clínica demonstraram tendência decrescente para a clínica obstétrica e crescente para a cirúrgica, consideradas estatisticamente significantes em função do tempo. As clínicas médica e pediátrica não apresentaram tendências significantes. CONCLUSÃO: as variações dos indicadores sugerem associação com a implantação da Gestão Plena em Apucarana.<hr/>OBJECTIVE: to analyze hospital indicators, before and after the implantation of the Integral Health Management in the city of Apucarana, Paraná, Brazil. METHODOLOGY: the following indicators were examined: hospitalization rates, average hospitalization time, hospitalization evasion/invasion ratio, and hospitalization/clinic. In order to analyze alterations among indicators, Poisson distribution was used and linear regression model analises in historical series, wasperformed. RESULTS: local hospitalization decreased from 7.72% to 7.54%, whereas evasion went from 1.15% to 1% and average hospitalization time increased from 390 to 3.97 days. The invasion ratio increased from 26.26% to 26.50%. Hospitalization after clinic type tended to decrease in obstetrics, and to increase in surgery. They were considered significant because of the time. Medical clinic andpediatricspresented no significant tendencies. CONCLUSION: indicators variations are possibly connected with the implantation of Apucarana's Integral Management. <![CDATA[<b>Tungiasis in underprivileged communities in Natal, State of Rio Grande do Norte, Brazil</b>: <b>prevalence and associated factors</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: estimar a prevalência de tungíase e identificar os fatores associados em uma área de aglomerado subnormal de Natal-RN. METODOLOGIA: estudo populacional, transversal conduzido de novembro de 2008 a maio de 2009. Dados foram coletados através de questionários socioambiental, clínico-epidemiológico e clínico-veterinário. Todos os 310 indivíduos residentes foram examinados. RESULTADOS: a prevalência foi 23,2% (IC95%: 18,6-28,3). Fatores independentemente associados foram: sexo masculino (OR=2,9; IC95%: 1,2-7,0), analfabetismo/baixa escolaridade (OR=4,1; IC95%: 1,7-9,6)) e uso de calçados variando de OR=13,7; IC95%: 4,3-43,9 a OR=48,8; IC95%: 10,5-227,9. CONCLUSÃO: na população estudada, a tungíase estave fortemente associada à baixa escolaridade e inadequado uso de calçados.<hr/>OBJECTIVE. to estimate the prevalence and to identify the associated factors of tungiasis in a shanty town in the capital city of Natal, State of Rio Grande do Norte, Brazil. METHODOLOGY: the population study was conducted from November 2008 to May 2009, when data were collected using socioenvironmental, epidemiological and veterinary questionnaires. A total of 310 residents were examined. RESULTS: the prevalence was 23.2% (95% Cl 18.6 - 28.3). Factors independently associated were: male (OR95% Cl2.9, 1.2 - 7.0), illiteracy/poor education (OR95% Cl4.1, 1.7 -9.6) andfootwear- OR95% ranged from 13.7 (4.3 - 43.9) to 48.8 (10.5 - 227.9). CONCLUSION: in that population, tungiasis was strongly associated with low education and inadequate use of footwear. <![CDATA[<b>Natural disasters - information systems and surveillance system</b>: <b>a review of literature</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: realizar revisão bibliográfica sobre a construção e implementação de sistemas de informação e vigilância sobre desastres naturais. METODOLOGIA: o presente artigo apresenta uma revisão de literatura de artigos científicos realizada nas bases de dados Pubmed e Scielo. RESULTADOS: demonstraram que os sistemas de informação e/ou vigilância utilizados tinham como objetivos principais a análise da extensão dos danos, identificação das áreas e populações vulneráveis e avaliação das necessidades em saúde de grupos populacionais mais expostos à ocorrência dos desastres. CONCLUSÕES: há a necessidade de sistemas de informação e vigilância integrados entre áreas como Saúde Pública, Defesa Civil e Ambiental para a análise dos efeitos dos desastres sobre a saúde das populações.<hr/>OBJECTIVE: literature review on the construction and implementation of information systems and surveillance of natural disasters. METHODOLOGY: this article presents a literature review of papers held in the databases Pubmed and Scielo. RESULTS: showed that information systems and/or surveillance were used as main objectives the analysis of the extent of the damage, identifying areas and vulnerable populations and assessment of health needs of population groups most exposed to the occurrence of disasters. CONCLUSIONS: there is need for information systems and integrated monitoring within areas such as Public Health, Civil and Environmental Defense to analyze the effects of disasters on the health of populations. <![CDATA[<b>Identification of a dermatitis outbreak caused by the potó beetle (<i>Paederus brasiliensis</i>) in Betim, Minas Gerais, 2009</b>]]> http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742010000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es OBJETIVO: realizar revisão bibliográfica sobre a construção e implementação de sistemas de informação e vigilância sobre desastres naturais. METODOLOGIA: o presente artigo apresenta uma revisão de literatura de artigos científicos realizada nas bases de dados Pubmed e Scielo. RESULTADOS: demonstraram que os sistemas de informação e/ou vigilância utilizados tinham como objetivos principais a análise da extensão dos danos, identificação das áreas e populações vulneráveis e avaliação das necessidades em saúde de grupos populacionais mais expostos à ocorrência dos desastres. CONCLUSÕES: há a necessidade de sistemas de informação e vigilância integrados entre áreas como Saúde Pública, Defesa Civil e Ambiental para a análise dos efeitos dos desastres sobre a saúde das populações.<hr/>OBJECTIVE: literature review on the construction and implementation of information systems and surveillance of natural disasters. METHODOLOGY: this article presents a literature review of papers held in the databases Pubmed and Scielo. RESULTS: showed that information systems and/or surveillance were used as main objectives the analysis of the extent of the damage, identifying areas and vulnerable populations and assessment of health needs of population groups most exposed to the occurrence of disasters. CONCLUSIONS: there is need for information systems and integrated monitoring within areas such as Public Health, Civil and Environmental Defense to analyze the effects of disasters on the health of populations.