SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Perfil de derivaciones del servicio de Atención Primaria de Salud al área de fisioterapia, 2012Estimación de la prevalencia y de la mortalidad por complicaciones de úlcera péptica, Brasil, 2008: una propuesta metodológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2237-9622

Resumen

OLIVEIRA, Luciana Carneiro de et al. Prevalência de adiposidade abdominal em adultos de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil, 2010. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2015, vol.24, n.1, pp.135-144. ISSN 1679-4974.

OBJETIVO: estimar a prevalência de adiposidade abdominal e identificar fatores associados em adultos no município de São Francisco do Conde, estado da Bahia, Brasil. MÉTODOS: estudo transversal com amostra aleatória de 456 indivíduos com idade igual e superior a 18 anos, cadastrados na Estratégia Saúde da Família do município de São Francisco do Conde-BA em 2010; a presença de adiposidade abdominal foi determinada pela aferição da circunferência da cintura. RESULTADOS: a prevalência de adiposidade abdominal foi de 62,1%; nas mulheres, essa prevalência foi de 76,9% e esteve associada com maior idade (mais de 24 anos) e ter mais de três filhos; nos homens, a prevalência foi de 32,9%, superior entre aqueles que referiram nunca terem fumado ou serem ex-fumantes; também foi observada associação entre adiposidade abdominal e hipertensão arterial sistêmica, em ambos os sexos. CONCLUSÃO: observou-se elevada prevalência de adiposidade abdominal, especialmente em mulheres.

Palabras clave : Obesidade Abdominal; Circunferência da Cintura; Estudos Transversais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )