SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Efeito dos óleos de andiroba e copaíba na miosite induzida em ratosAnalise ética dos urologistas no estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Resumen

LIMA, Fábio André Souto  y  AZEVEDO, Valéria Nascimento da Gama. Correlação entre o índice de massa corpórea e os valores do perfil lipídico em mulheres na perimenopausa. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.25-28. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar a correlação entre o índice de massa corpórea e os valores séricos do perfil lipídico (colesterol total, HDL e LDL colesterol) e triglicérides. MÉTODO: estudo transversal com 80 mulheres na perimenopausa acompanhadas no Ambulatório de Ginecologia da Universidade Federal do Pará/Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, sem história de utilização prévia de hormônios. O índice de massa corpórea (IMC) foi calculado pela relação entre o peso (em kilogramas) dividido pela estatura em metros ao quadrado. Para a análise dos resultados, utilizou-se o teste de correlação de Spearmann e o nível de significância escolhido foi p<0,05. RESULTADOS: IMC entre 17,7 e 36,5 kg/m2; colesterol total entre 159 e 342 mg/dl; HDL entre 29 e 62 mg/ dl; LDL entre 85 e 280 mg/dl e triglicérides entre 59 e 307 mg/dl. CONCLUSÃO: isoladamente, o IMC não apresentou correlação estatisticamente significante com os valores do colesterol total, HDL, LDL e triglicérides, sendo necessário, portanto, estudar em conjunto outros fatores que poderiam interferir com o perfil lipídico.

Palabras clave : Massa corpórea; perfil lipídico; perimenopausa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )