SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3Adhesión al tratamiento farmacológico en pacientes hipertensos participantes del Programa Medicina en Casa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Epidemiologia e Serviços de Saúde

versión impresa ISSN 1679-4974versión On-line ISSN 2337-9622

Resumen

MOURA, Fernanda Loureiro de et al. Fatores associados ao conhecimento sobre a toxoplasmose entre gestantes atendidas na rede pública de saúde do município de Niterói, Rio de Janeiro, 2013-2015. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2016, vol.25, n.3, pp.655-661. ISSN 1679-4974.  http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742016000300022.

OBJETIVO:

analisar os fatores associados ao conhecimento sobre a toxoplasmose entre gestantes atendidas na rede pública de saúde do município de Niterói, Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

trata-se de um estudo transversal, realizado com gestantes atendidas em oito unidades de saúde; os dados foram coletados por meio de questionário padronizado, no período de abril de 2013 a fevereiro de 2015.

RESULTADOS:

entre as 405 gestantes entrevistadas, 173 (42,7%) conheciam a toxoplasmose e destas, 24,3% receberam informações por amigos; a proporção de gestantes com conhecimento sobre toxoplasmose aumentou com a idade (p<0,001), a escolaridade (p<0,001) e o número de gestações (p=0,031); a história de aborto também esteve associada com o conhecimento sobre toxoplasmose (p=0,019).

CONCLUSÃO:

as variáveis 'faixa etária', 'escolaridade', 'número de gestações' e 'história de aborto' foram importantes para o conhecimento sobre toxoplasmose entre as gestantes da rede pública de Niterói.

Palabras clave : Toxoplasmose Congênita; Gestantes; Prevenção Primária; Estudos Transversais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )