SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A Formação Pirabas do Brasil (Mioceno inferior) e a subprovíncia tropical do Atlântico Noroeste CentralAnálise fitossociológica de floresta ombrófila densa e determinação de espécies-chave para recuperação de área degradada através da adequação do índice de valor de importância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Naturais

versión impresa ISSN 1981-8114

Resumen

SANTOS, Pedro Paulo dos; POTIGUARA, Raimunda Conceição de Vilhena; LINS, Alba Lúcia Ferreira de Almeida  y  MACEDO, Eunice Gonçalves. Caracterização morfoanatômica dos caules de Cyperus articulatus L. e C. prolixus H.B.K. (Cyperaceae). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Nat. [online]. 2012, vol.7, n.1, pp.47-55. ISSN 1981-8114.

Cyperus articulatus e C. prolixus são conhecidas, respectivamente, como priprioca e pripriocão. Nessas espécies, há discordâncias quanto à nomenclatura de seus caules, que recebem denominações diversas, provocando dificuldades na identificação dos taxa. O presente estudo objetivou caracterizar os caules das duas espécies por meio da morfologia, morfometria, funcionalidade, anatomia e histoquímica. Os espécimes foram coletados em experimentos do campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), sendo sua procedência do município de Acará, estado do Pará. O material foi descrito, mensurado e fixado em FAA70, seguindo-se, posteriormente, as práticas usuais em anatomia vegetal e testes histoquímicos. Os caules são dos tipos rizoma e cormo, subterrâneos, ambos plagiotrópicos e revestidos por catafilos. O rizoma é monopodial e cilíndrico, já o cormo é intumescido. Os dois caules são perenes; o cormo possui a função de propagação e o rizoma de expansão caulinar. Quanto à anatomia, os caules apresentam meristema de espessamento primário ativo, porém, apenas os cormos possuem meristema de espessamento secundário e produzem raízes adventícias.

Palabras clave : Monocotiledônea; Rizoma; Cormo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )