SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Efeito do extrato de mastruz em culturas de Staphylococcus Aureus e Escherichia coliA importância da avaliação endoscópica em pacientes que deverão fazer uso de antiinflamatórios por tempo prolongado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

LIMA, Rafael Rodrigues; COSTA, Ana Maria Rabelo; SOUZA, Renata Duarte de  e  GOMES-LEAL, Walace. Degeneração neuronal secundária e excitotoxicidade. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.27-31. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: caracterizar os principais eventos correlatos entre degeneração neuronal secundária e excitotoxicidade em doenças neurodegenerativas. MÉTODO: revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica na base de dados PUBMED/ MEDLINE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o dano tecidual proveniente de lesões isquêmicas ou traumáticas no sistema nervoso central não se restringe somente à lesão primária propriamente dita, mas também, e em grande intensidade do processo de degeneração neuronal secundária desencadeada, seja pela resposta inflamatória ou através de cascatas destrutivas ativadas durante a excitotoxicidade mediada por glutamato. O melhor entendimento molecular desse processo torna-se necessário para um bloqueio seletivo desses eventos patológicos, minimizando os efeitos colaterais, o que permitirá a elaboração de abordagens terapêuticas neuroprotetoras eficazes.

Palavras-chave : neurodegeneração; excitotoxicidade; glutamato; morte celular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )