SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Relativização em Xipaya (Tupí)Construções atributivas em Kwazá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas

versão impressa ISSN 1981-8122

Resumo

FACUNDES, Sidi. Estratégias de relativização em Apurinã (Aruák). Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Hum. [online]. 2006, vol.1, n.1, pp.71-85. ISSN 1981-8122.

O sistema de marcação e as várias funções envolvidas em orações relativas em Apurinã (Aruák) são descritos. Esse sistema envolve um complexo grupo morfêmico que, ao mesmo tempo em que pode ser segmentado em quatro morfemas distintos, funciona como uma construção morfológica marcando orações relativas na língua. Esse complexo morfêmico quadripartido envolve funções tipicamente associadas a orações relativas, tais como relação gramatical (sujeito e objeto), e outras menos típicas ou incomuns a funções gramaticalmente codificadas em relativizadores, como voz, polaridade, número e gênero. Uma breve relação é feita entre esse sistema de relativização em Apurinã e a tipologia sobre o fenômeno das orações relativas.

Palavras-chave : Orações relativas; Tipologia; Apurinã; Aruák.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )