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Revista Paraense de Medicina
versão impressa ISSN 0101-5907
Rev. Para. Med. v.20 n.2 Belém jun. 2006
EDITORIAL
A iniciação científica
Alípio Augusto Bordalo
Do Conselho Estadual de Cultura do Pará. Da Associação Brasileira de Editores Científicos ABEC
A produção científica tem seus princípios, meios e finalidades. Isso interessa aos jovens graduandos e graduados da área de saúde. Durante o currículo atual dos cursos da referida área, se inicia a feitura de artigos pelos graduandos – os trabalhos de estágio nos ambulatórios e hospitais-escolas e os de conclusão de curso TCC –. Os fins, decerto, são válidos, pois desperta o interesse pelo estudo, pesquisa e produção. Porém, os meios têm mostrado algumas deficiências.
A observação e experiência de onze anos, como editor deste periódico bio-médico da Santa Casa de Misericórdia do Pará, revelam as seguintes deficiências dos meios:
1 - ausência do ensino da metodologia científica
2 - orientação incorreta de alguns professores orientadores na feitura dos artigos
3 - escolha do tema para o trabalho
4 - ausência da correção da língua portuguesa
A maioria dos alunos refere que, de fato, reconhece suas dificuldades devido desconhecimento da metodologia. Muitas vezes, quando se pergunta ao autor ou autores, se o orientador revisou e corrigiu o artigo, logo, respondem - não sei!
A escolha do tema, em maior parte, são estudos clínico-epidemiológicos. Seria válido, também, se fossem de revisão/atualização de fisiologia e farmacologia, que, com a anatomia descritiva, histologia e embriologia são os pilares da Medicina.
Decerto, o Núcleo Cultural da Santa Casa se esforça em formar uma escola de metodologia científica dirigida aos autores de artigos para publicação, em particular, na Revista Paraense de Medicina da FSCMP. Isso se deve à dedicação dos editores – o autor deste editorial, o Editor adjunto, Prof° Manoel de Rezende e a valiosa colaboração dos membros do Conselho Editorial. Quando se revisa e corrigi um trabalho, se ensina e busca a boa qualidade. É u’a missão árdua e pouco reconhecida.
O saber se enobrece, quando transmite conhecimentos àqueles que necessitam.
Junho de 2006.