Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Epidemiologia e Serviços de Saúde
versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622
Epidemiol. Serv. Saúde v.18 n.1 Brasília mar. 2009
http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742009000100009
I prêmio rede de formação de recursos humanos em vigilância em saúde – 2008
Maria Regina Fernandes de Oliveira
Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços/SVS/MS
A Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde – RFRH-VS – foi constituída em 2005 com o objetivo de formar profissionais que atuem nos serviços de vigilância, prevenção e controle de doenças nas três esferas de governo. A Rede é resultado de um amplo processo de pactuação com as instituições de ensino superior do país. As Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram consideradas prioritárias para sua implementação, tanto na definição da localização dos cursos quanto de sua clientela.
Até dezembro de 2008, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/ MS) contratou, para constituição da RFRH-SV, 25 cursos: 17 especializações e oito mestrados profissionais, dos quais já foram concluídos 12 cursos de especialização e um de mestrado, que resultaram em 298 profissionais capacitados e previsão de mais 304 egressos.
Com a finalidade de promover a produção técnico-científica em vigilância em saúde com aplicação nos serviços do SUS e reconhecer o mérito do trabalho de profissionais oriundos dos cursos de pós-graduação da RFRH-VS, foi instituído o Prêmio Rede de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde – Rede-Prêmio. Em sua primeira edição, o Rede-Prêmio voltou-se aos profissionais da rede de serviços de Saúde Pública capacitados nos cursos de especialização concluídos até junho de 2008.
A seleção dos trabalhos desenvolveu-se em duas etapas. A primeira etapa esteve sob a responsabilidade das instituições de ensino superior, coordenadoras dos cursos. Para a segunda etapa, a SVS/MS constituiu, mediante publicação de Portaria Ministerial, uma comissão de avaliadores externos e representantes das áreas técnicas, que, em pares, analisaram cada monografia e selecionaram três vencedoras.
Durante a 8a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças – 8a EXPOEPI –, os autores receberam uma placa e um certificado alusivos à premiação. Também foram contemplados com uma passagem aérea e até quinze diárias para participação em curso na área de Vigilância em Saúde, de escolha do premiado, a usufruir no prazo de um ano. Aos orientadores e instituições coordenadoras, concedeu-se certificado alusivo à premiação.
Esta edição da Epidemiologia e Serviços de Saúde oferece os seguintes resumos dos trabalhos premiados, para ampla divulgação entre os serviços de saúde do SUS.