Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Epidemiologia e Serviços de Saúde
versão impressa ISSN 1679-4974versão On-line ISSN 2237-9622
Epidemiol. Serv. Saúde v.20 n.3 Brasília set. 2011
http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742011000300001
EDITORIAL
Fortalecendo a revista do Sistema Único de Saúde
Leila PosenatoI; Elisete DuarteII
IEditora Científica
IIEditora Executiva
Em 2012, a Epidemiologia e Serviços de Saúde - revista do Sistema Único de Saúde do Brasil completará 20 anos de existência. Às vésperas desta importante celebração, apresentamos a seus leitores, autores e colaboradores algumas prioridades de seu Plano de Fortalecimento para os próximos anos.
Entre as ações previstas - algumas já implementadas - encontra-se a incorporação ao Corpo Editorial da revista da Editora Científica, função até então acumulada pela Editora Executiva. A iniciativa atende à preocupação e cuidado com a qualidade dos artigos publicados. Artigos enviados a revistas científicas apresentam diferenças marcantes quanto ao estilo e forma adotados em sua redação por cada autor e compete à Editora Científica coordenar a equipe de Editores Assistentes buscando, na editoração dos manuscritos para publicação, preservar e uniformizar a qualidade dos artigos, contribuindo para seu aprimoramento. Nesse processo, é observada não apenas a redação científica mas, especialmente, a correção e a adequação do conteúdo aos propósitos da publicação.
Como parte integrante desse Plano de Fortalecimento, destaca-se a possibilidade de estabelecer parcerias institucionais, a exemplo da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Abrasco. Pretende-se, com esse apoio, maior divulgação da revista e incentivo a seus associados para enviarem manuscritos, bem como colaborarem com o processo editorial na condição de revisores convidados.
O aumento para o número mínimo de 15 artigos por número publicado constitui uma meta de nosso Plano, alcançada pela primeira vez nesta edição, a qual apresenta 14 artigos originais e uma Nota Técnica. Os artigos referem-se a temas diversos, de interesse da epidemiologia, vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para os serviços de saúde. A Nota Técnica trata da atualização da lista de causas de mortes evitáveis (5 a 74 anos de idade) por intervenções do Sistema Único de Saúde, SUS. O Plano de Fortalecimento contempla, ainda, a publicação de números temáticos sobre assuntos atuais e relevantes para nossa Saúde Pública.
A Epidemiologia e Serviços de Saúde reitera sua missão de difusão do conhecimento epidemiológico para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo SUS. É com essa responsabilidade que asseguramos a nossos leitores a dedicação e trabalho permanente de nossos editores pela qualidade e reconhecimento público da revista técnica e científica do Ministério da Saúde, um importante instrumento de divulgação de estudos epidemiológicos e avaliativos, análises de ações, programas e políticas do SUS.