Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas
versão impressa ISSN 1981-8122
Bol. Mus. Para. Emilio Goeldi Cienc. Hum. v.3 n.3 Belém dez. 2008
A construção de espaços públicos
na política educacional em Gurupá,
Pará, Brasil
Émina Márcia Nery dos Santos
Tese de Doutorado
Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Universidade Federal do Pará
Belém (PA) 2008
Essa tese de doutorado é fruto de uma pesquisa dedicada a sistematizar a origem dos espaços públicos de decisão na gestão da política educacional de Gurupá, município paraense localizado no arquipélago do Marajó. Constitui seus objetivos principais o exame do processo de construção de canais que potencializam a participação cívica da sociedade na proposição e consolidação de políticas educacionais locais; da intensidade, dos vínculos, dos fluxos relacionais e da qualidade da participação dos agentes sociais, assim como das perspectivas de continuidade e descontinuidade de atuação das instâncias populares nas proposições das políticas públicas locais a partir de sua atuação e do seu envolvimento nos espaços públicos. Utilizou-se como procedimento metodológico a concepção de redes sociais como ferramenta capaz de mapear a articulação entre instâncias da sociedade civil envolvidas com a concepção e execução da educação municipal. O corte histórico proposto no plano das ações organizativas é o final da década de 1970, quando da implementação das Comunidades Eclesiais de Base na região, e no plano das orientações da Constituição Federal de 1988, que dotou o município da condição de ente federativo, capaz de se autogerir.
The construction of public spaces in the
educational policies in Gurupá, state of
Pará, Brazil
Émina Márcia Nery dos Santos
Doctoral Thesis
Pos-Graduation Program in
Sustainable Development in the Humid Tropics
Nucleus of High Studies of the Amazon
Federal University of Pará
Belém (PA) – Brazil 2008
This research is devoted to systematize the origin of public spaces for decisions in the management of Gurupá educational policies, a city located in the archipelago of Marajó. The main objectives are to analyze the construction of channels which support the civil society participation in proposing and establish local educational policies; the intensity, links, relational flowing, and quality participation of the social agents, as well as the prospects of continuity and discontinuity around the role of popular movements, proposing local public policies from their actions and involvement in the public spaces. The methodological procedure adopted the social networks as a tool capable of mapping the joint of civil society organizations involved with the development and the implementation of municipal education. The historical perspective comprehends the decade of 1970s, when the 'Comunidades Eclesiais de Base' were implemented in the region, and the decade of 1980s, when the Federal Constitution of 1988 considered municipalities into the federative system with political autonomy.
Endereço para correspondência:
Museu Paraense Emílio Goeldi
Editor do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas
Av. Magalhães Barata, 376
São Braz - CEP 66040-170
Caixa Postal 399
Telefone/fax: 55-91-3219-1141
E-mail:boletim@museu-goeldi.br