SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Effects of the extract of sacaca (croton cajucara, benth) in oophorectomized rat mammary gland author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

SILVA, Bruno Pires Ferreira e et al. Efeitos da exposição perinatal à aguardente sobre o córtex cerebral de ratos . Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.07-14. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar os efeitos da aguardente sobre o peso corporal e encefálico dos filhotes, densidade de vasos, distribuição de fibras elásticas e colágeno, expressão de glicosaminoglicanos e o número médio de micronúcleos no córtex visual de ratos. MÈTODO: os animais foram separados em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo aguardente (GA). A avaliação ponderal dos animais deu-se no 3o (P3), 25o (P25) e no 40o (P40) dia de vida. Os cortes foram submetidos à rotina histológica e técnicas de marcação. No estudo morfométrico foi avaliado o número médio de vasos no córtex. RESULTADOS: os resultados indicam que os pesos corporais apresentaram diferença ao nascimento 3o no 25o e 40o dias em relação ao GC. O peso encefálico diminuiu no GA em relação ao GC. Observou-se uma maior expressão de glicosaminoglicanos no GA, e distribuição irregular das células PAS+ nas camadas corticais.. O número de micronúcleos no GA também apresentou um significativo aumento em relação ao GC, O GA apresentou significativo aumento na densidade de vasos. CONCLUSÃO: a aguardente revelou efeitos deletérios sobre a estrutura do córtex visual durante o período perinatal.

Keywords : Córtex cerebral; etanol; micronúcleo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )