SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Efeito do extrato de sacaca (croton cajucara, benth) nas glândulas mamárias de ratas submetidas à ooforectomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

SILVA, Bruno Pires Ferreira e et al. Efeitos da exposição perinatal à aguardente sobre o córtex cerebral de ratos . Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.07-14. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar os efeitos da aguardente sobre o peso corporal e encefálico dos filhotes, densidade de vasos, distribuição de fibras elásticas e colágeno, expressão de glicosaminoglicanos e o número médio de micronúcleos no córtex visual de ratos. MÈTODO: os animais foram separados em dois grupos: grupo controle (GC) e grupo aguardente (GA). A avaliação ponderal dos animais deu-se no 3o (P3), 25o (P25) e no 40o (P40) dia de vida. Os cortes foram submetidos à rotina histológica e técnicas de marcação. No estudo morfométrico foi avaliado o número médio de vasos no córtex. RESULTADOS: os resultados indicam que os pesos corporais apresentaram diferença ao nascimento 3o no 25o e 40o dias em relação ao GC. O peso encefálico diminuiu no GA em relação ao GC. Observou-se uma maior expressão de glicosaminoglicanos no GA, e distribuição irregular das células PAS+ nas camadas corticais.. O número de micronúcleos no GA também apresentou um significativo aumento em relação ao GC, O GA apresentou significativo aumento na densidade de vasos. CONCLUSÃO: a aguardente revelou efeitos deletérios sobre a estrutura do córtex visual durante o período perinatal.

Palavras-chave : Córtex cerebral; etanol; micronúcleo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )