SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Efeito do extrato de sacaca (croton cajucara, benth) nas glândulas mamárias de ratas submetidas à ooforectomiaConhecimento pelos pais sobre os sinais de alarme em infecção respiratória aguda e doença diarréica aguda em menores de 5 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

SA, Andréa Lima de et al. Exposição humana ao mercúrio na região Oeste do Estado do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.19-25. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: realizar um levantamento da literatura existente sobre os níveis de exposição mercurial das populações da região oeste do Estado do Pará. MÉTODO: revisão bibliográfica pertinente ao objetivo. CONCLUSÃO: os níveis do mercúrio detectados por diferentes trabalhos em populações expostas da bacia do Rio Tapajós foram elevados em certas comunidades (São Luís do Tapajós, Barreiras e Rainha), no entanto, apresentando uma diminuição gradual com o passar dos anos. Esses mesmos dados revelam uma exposição ambiental ao mercúrio de comunidades vizinhas com valores significativos. A exposição mercurial pode ser perigosa, por gerar níveis de intoxicação que estão acima do limite determinado pela Organização Mundial da Saúde, podendo desencadear neurotoxicidade, perda do controle motor entre outros problemas de saúde.

Palavras-chave : Intoxicação mercurial; mercúrio; neurotoxicidade; humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )