SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Human exposure to mercury in the west region of State of ParáPrevalence of Meningitis in children hospitalized at Hospital Universitário João de Barros Barreto from 1995 to 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

AMORIM, Cláudio Sergio Carvalho de; DAMASCENO, Ana Claudia Alves; TRINDADE, Cristiana Frade  and  ABEN-ATHAR, Sheila Brasileiro. Conhecimento pelos pais sobre os sinais de alarme em infecção respiratória aguda e doença diarréica aguda em menores de 5 anos. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.27-31. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o conhecimento pelos pais ou responsáveis por menores de cinco anos com relação aos sinais de alarme na IRA e DDA. MÉTODO: coletadas informações com os pais ou responsáveis de 230 crianças menores de cinco anos de idade. O estudo realizou-se no Hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará / Universidade Federal do Pará, período de maio a outubro de 2002. RESULTADOS: observou-se que 51,74% dos pais ou responsáveis conheciam 1 ou mais sinais de alarme para IRA enquanto que 48,26% não. Na DDA, 50% conheciam 1 ou mais sinais de alarme, enquanto 50% não. Com relação à administração de líquidos e manter a alimentação durante o curso destas doenças, a maioria dos entrevistados conheciam esta regra tanto na DDA como na IRA. CONCLUSÃO: a implementação da estratégia AIDPI em nosso serviço é importante, de vez que apenas as orientações dadas através das ações básicas de saúde não são suficientes para garantir que todas as crianças sejam atendidas antes de apresentarem serias complicações.

Keywords : Sinais de alarme; Aidpi; diarréia aguda; infecção respiratória aguda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )