SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Exposição humana ao mercúrio na região Oeste do Estado do ParáPrevalência de Meningite em crianças no Hospital Universitário João de Barros Barreto, período de 1995 a 2004 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

AMORIM, Cláudio Sergio Carvalho de; DAMASCENO, Ana Claudia Alves; TRINDADE, Cristiana Frade  e  ABEN-ATHAR, Sheila Brasileiro. Conhecimento pelos pais sobre os sinais de alarme em infecção respiratória aguda e doença diarréica aguda em menores de 5 anos. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.27-31. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o conhecimento pelos pais ou responsáveis por menores de cinco anos com relação aos sinais de alarme na IRA e DDA. MÉTODO: coletadas informações com os pais ou responsáveis de 230 crianças menores de cinco anos de idade. O estudo realizou-se no Hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará / Universidade Federal do Pará, período de maio a outubro de 2002. RESULTADOS: observou-se que 51,74% dos pais ou responsáveis conheciam 1 ou mais sinais de alarme para IRA enquanto que 48,26% não. Na DDA, 50% conheciam 1 ou mais sinais de alarme, enquanto 50% não. Com relação à administração de líquidos e manter a alimentação durante o curso destas doenças, a maioria dos entrevistados conheciam esta regra tanto na DDA como na IRA. CONCLUSÃO: a implementação da estratégia AIDPI em nosso serviço é importante, de vez que apenas as orientações dadas através das ações básicas de saúde não são suficientes para garantir que todas as crianças sejam atendidas antes de apresentarem serias complicações.

Palavras-chave : Sinais de alarme; Aidpi; diarréia aguda; infecção respiratória aguda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )