SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Very low birth weigth in general hospitalThe influence of epstein-barr virus in systemic lupus erythematosus etiology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

ARAUJO, Eliete da Cunha et al. Importância do pré-natal na prevenção da Sífilis Congênita. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.1, pp.47-51. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar a relação entre a assistência pré-natal e a ocorrência de casos de sífilis congênita. MÉTODO: através da seleção de puérperas com VDRL positivo e/ou epidemiologia sugestiva de sífilis e RN com VDRL positivo e/ou sintomatologia sugestiva de sífilis congênita, realizou-se uma análise epidemiológica por meio de um questionário detalhado com a mãe com a finalidade de se obter dados sobre o pré-natal: se fez ou não prénatal, se fez, a quantas consultas compareceu, verificou-se se foi pesquisada sífilis no pré-natal, se o VDRL foi repetido e quantas vezes. RESULTADOS: foram estudados 46 casos de recém-nascidos (RN) com diagnóstico confirmado de sífilis congênita com VDRL positivo e confirmado com FTA-Abs. Das 46 mães com diagnóstico de sífilis, 36 (78,3%) tiveram acesso à assistência pré-natal; sendo que 27 (58,7%) com 5 consultas ou mais e 9 (19,6%) com menos de 5 consultas; 10 (21,7%) não realizaram pré-natal. Das 36 mães que realizaram pré-natal, somente 20 (55,6%) realizaram o VDRL, e destas, 15 realizaram o teste apenas uma vez. Apenas em 5 mães o VDRL foi repetido mais de uma vez durante o pré-natal. E das 13 mães com VDRL positivo que tiveram acesso completo ao pré-natal, 5 receberam tratamento inadequado e uma não recebeu tratamento. CONCLUSÃO: concluiu-se que é necessário melhorar a qualidade da assistência médica pré-natal em nosso meio visando a prevenção da sífilis congênita.

Keywords : pré-natal; sífilis congênita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )