SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Estudo in vitro da ação letal da hemolinfa de Biomphalaria glabrata sobre os miracídios de Schistosoma mansoni índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

FONTELLES, Mauro Pantoja et al. Dicionário de estruturas e termos atômicos: versão bilíngue português/inglês empregando multimídia em CD-ROMAnatomical dictionary of structures and terms: Version bilingue portuguese/english using multimedia in CD-ROM. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.07-12. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: elaborar um livro/dicionário texto, além de produzir um material educacional interativo, com recursos informacionais de Software (CD-ROM), que possibilitem, de maneira inequívoca, a consulta e a divulgação do conhecimento acerca da Anatomia Humana Básica. MÉTODO: realizou-se uma revisão sistemática da literatura científica atualizada referente à nomenclatura das estruturas e dos termos próprios da Anatomia Humana, com aplicação de uma conexão inter-linguística portugês/inglês. Desenvolveu-se um banco de dados, segundo os critérios da Anatomia topográfica e sistêmica, no qual estruturas, termos anatômicos e respectivos conceitos correlacionam duas línguas, previamente, escolhidas. Um segundo banco de imagens, elaborado em linguagem Webdesigner, foi desenvolvido para executar de maneira interativa todo o dado referido, facilitando a execução do aplicativo pelo seu usuário, seguindo uma linha de modernidade e praticidade. RESULTADOS: o Dicionário tem catalogado a expressiva marca de 6000 estruturas e termos anatômicos, agrupados nas duas línguas propostas. Conta-se com um banco de imagens com aproximadamente 120 arquivos, legendadas, numeradas e transferidas para planilhas do programa desenvolvido. O programa está em pleno funcionamento e o livro já foi encaminhado para publicação. CONCLUSÃO: espera-se que este trabalho venha a contribuir, diretamente, no aprendizado e na formação profissional dos estudantes de graduação, na área das Ciências da Vida.

Palavras-chave : Anatomia Humana; ensino; software; multimídia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )