SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Dicionário de estruturas e termos atômicos: versão bilíngue português/inglês empregando multimídia em CD-ROMEfeito dos óleos de andiroba e copaíba na miosite induzida em ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

SANTOS, Marco Antonio Vasconcelos  e  RODRIGUES, Isabel R. de Carvalho. Estudo in vitro da ação letal da hemolinfa de Biomphalaria glabrata sobre os miracídios de Schistosoma mansoni. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.13-16. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: demonstrar, in vitro, a capacidade letal da hemolinfa do caramujo B.glabrata sobre o miracídio do S. mansoni. MÉTODO: os miracídios de S. mansoni foram colocados, individualmente, em contato com uma gota de hemolinfa sobre uma lâmina e observados através de uma lupa entomológica. Procurou-se determinar qual o tempo de sobrevivência desses miracídios, cronometrando sua mobilidade do início ao fim, após ser colocado em contato com a gota. RESULTADOS: em cem testes individuais realizados, houve 100% de morte dos miracídios. CONCLUSÃO: quando o caramujo B.glabrata se mostra sensível à infecção natural ou em condições de laboratório, a hemolinfa desse hospedeiro representa um grande fator de defesa contra a invasão da larva do S. mansoni.

Palavras-chave : Biomphalaria glabrata; hemolinfa; miracídio; hemócito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )