SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2In vitro study of the letal action of Biomphalaria glabrata hemolimph over the Schistosoma mansoni miracidiaCorrelation between body mass index and the values of serum lipids in perimenopausal women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

BRITO, Marcus Vinicius Henriques et al. Efeito dos óleos de andiroba e copaíba na miosite induzida em ratos. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.17-24. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o efeito tópico dos óleos de andiroba e copaíba no tratamento da miosite induzida em ratos. MÉTODO:utilizados 90 ratos (Rattus norvegicus albinus), da linhagem Wistar, fêmeas, adultas pesando entre 190 e 240 gramas. Distribuídos em 6 grupos de 15 de acordo com o procedimento realizado: Grupo ácido acético(sem tratamento), grupo ultra-som (fonoforese com gel a base d'água), grupo diclofenaco (fonoforese com diclofenaco de dietilamônio), grupo andiroba (fonoforese com andiroba), grupo copaíba (fonoforese com copaíba), grupo andiroba e copaíba (fonoforese com andiroba e copaíba). Em todos os animais foi feita a terapia de fonoforese após injeção de 0,2ml de ácido acético no membro posterior direito, exceto no grupo ácido acético que não recebeu o tratamento com a fonoforese das drogas correspondentes a cada grupo. A cada dois, cinco, sete, dez e quatorze dias, 3 ratos de cada grupo foram submetidos à eutanásia para avaliar a evolução do processo inflamatório, sendo o músculo gastrocnêmico direito biopsiado e encaminhado para análise histopatológica e os resultados levados à análise estatística que utilizou os métodos Qui-quadrado, Qui-quadrado partição e Kruskal Wallis (p d" 0,05). RESULTADO: não houve diferença, estatisticamente, significante entre os grupos estudados com a metodologia empregada, tendo todos os grupos se portado de maneira semelhante, tanto na evolução diária do edema, quanto ao aspecto histopatológico. CONCLUSÃO: de acordo com a metodologia empregada, a fonoforese dos óleos de andiroba e copaíba não apresentou resultado, estatisticamente, significante na redução da miosite induzida em ratos.

Keywords : andiroba; copaíba; miosite; fonoforese; ratos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )