SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Estudo in vitro da ação letal da hemolinfa de Biomphalaria glabrata sobre os miracídios de Schistosoma mansoniCorrelação entre o índice de massa corpórea e os valores do perfil lipídico em mulheres na perimenopausa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

BRITO, Marcus Vinicius Henriques et al. Efeito dos óleos de andiroba e copaíba na miosite induzida em ratos. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.2, pp.17-24. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o efeito tópico dos óleos de andiroba e copaíba no tratamento da miosite induzida em ratos. MÉTODO:utilizados 90 ratos (Rattus norvegicus albinus), da linhagem Wistar, fêmeas, adultas pesando entre 190 e 240 gramas. Distribuídos em 6 grupos de 15 de acordo com o procedimento realizado: Grupo ácido acético(sem tratamento), grupo ultra-som (fonoforese com gel a base d'água), grupo diclofenaco (fonoforese com diclofenaco de dietilamônio), grupo andiroba (fonoforese com andiroba), grupo copaíba (fonoforese com copaíba), grupo andiroba e copaíba (fonoforese com andiroba e copaíba). Em todos os animais foi feita a terapia de fonoforese após injeção de 0,2ml de ácido acético no membro posterior direito, exceto no grupo ácido acético que não recebeu o tratamento com a fonoforese das drogas correspondentes a cada grupo. A cada dois, cinco, sete, dez e quatorze dias, 3 ratos de cada grupo foram submetidos à eutanásia para avaliar a evolução do processo inflamatório, sendo o músculo gastrocnêmico direito biopsiado e encaminhado para análise histopatológica e os resultados levados à análise estatística que utilizou os métodos Qui-quadrado, Qui-quadrado partição e Kruskal Wallis (p d" 0,05). RESULTADO: não houve diferença, estatisticamente, significante entre os grupos estudados com a metodologia empregada, tendo todos os grupos se portado de maneira semelhante, tanto na evolução diária do edema, quanto ao aspecto histopatológico. CONCLUSÃO: de acordo com a metodologia empregada, a fonoforese dos óleos de andiroba e copaíba não apresentou resultado, estatisticamente, significante na redução da miosite induzida em ratos.

Palavras-chave : andiroba; copaíba; miosite; fonoforese; ratos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )