SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Prevalência do anti-HCV em pacientes soropositivos para o HIVPerfil epidemiológico de portadores de hipotireoidismo congênito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

FREITAS, Maria de Jesus Rodrigues de  e  RIBEIRO, Rafael Teixeira. Aspectos clínico-patológicos de pacientes submetidos à biópsia renal. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.15-22. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar os aspectos clínico-patológicos de pacientes submetidos à biópsia renal. MÉTODO: realizado um estudo transversal de prevalência de 64 prontuários de pacientes submetidos à biópsia renal, período de julho de 1999 a junho de 2005, atendidos no Ambulatório de glomerulopatias do Hospital Ophir Loyola. Dados a respeito de idade, sexo, histopatologia e parâmetros no ato da indicação da biópsia renal como: pressão arterial, exame de urina e creatinina sérica coletados em protocolo próprio e submetidos à análise estatística pelo Teste Qui-quadrado, com a utilização do software Biostat 3.0 e Excel 7.0 para Windows 98, sendo a hipótese de nulidade ao nível de 5% (p < 0,05). RESULTADOS: predominaram pacientes do sexo feminino (62,5%) entre 2a e 4a décadas (46,88%). Nefrite lúpica foi o diagnóstico mais encontrado (25%), com predomínio da Classe IV (56,25%), seguido da glomerulonefrite membranosa entre as glomerulopatias primárias (20,31%). CONCLUSÃO: houve predomínio do sexo feminino, entre 2a e 4a décadas, e o diagnóstico histopatológico de nefrite lúpica classe IV e glomerulonefrite membranosa.

Palavras-chave : Biópsia renal; glomerulopatia; glomerulonefrite.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )