SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Clinical and pathological aspects of patients submitted to renal biopsyClinic-epidemiology of the patients suffering bone marrow transplantation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

BENEVIDES, Alex Mota et al. Perfil epidemiológico de portadores de hipotireoidismo congênito. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.23-26. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: determinar o perfil epidemiológico de crianças portadoras de hipotireoidismo congênito (HC). MÉTODO: analisados os prontuários de 131 pacientes com diagnóstico de HC acompanhados na Unidade de Referência Especializada Materno Infantil e Adolescente (URE-MIA) do Estado do Pará, segundo variáveis como idade, sexo, procedência, realização do teste do pezinho e tempo do diagnóstico. RESULTADOS: observou-se que 55% dos casos estudados eram provenientes da Grande Belém; a prevalência segundo o sexo demonstrou predomínio do feminino com 58%; aproximadamente 48% das crianças realizaram o teste do pezinho antes dos 30 dias de vida e o tratamento foi instituído até os 90 dias em 57,3% dos pacientes; os principais sinais observados, no momento da admissão, foram: hérnia umbilical (59,5%), macroglossia (42,7%), atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (39,7%), obstipação intestinal (36,6%) e hipoatividade (34,4%). CONCLUSÃO: predomínio de crianças do sexo feminino e provenientes da Grande Belém. A procedência das crianças foi fator determinante no tempo de intervenção diagnóstica e terapêutica, apontando lacunas no Programa de Triagem Neonatal do Estado do Pará.

Keywords : hipotireoidismo congênito; triagem neonatal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )