SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Perfil epidemiológico de portadores de hipotireoidismo congênitoTuberculose ganglionar periférica: aspectos clínico-epidemiológicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

BELTRAO, Ana Cristina Simões; TAVARES, Gesiane Fernandes  e  SOARES, Jéssica de Souza. Clínica e epidemiologia de pacientes submetidos ao transplante de medula óssea. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.27-31. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar os aspectos clínicos e epidemiológicos dos pacientes do Estado do Pará, submetidos ao transplante de medula óssea TMO. MÉTODO: estudo transversdal de prevalência de pacientes do Estado Pará, submetidos ao transplante de medula óssea, de janeiro de 2001 a julho de 2005, diagnosticados e acompanhados no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Pará (HEMOPA) e no Hospital Ofir Loyola (HOL) em Belém-PA. RESULTADOS: a maioria dos pacientes transplantados é proveniente da zona metropolitana de Belém; a média de idade é de 27,57 anos; a aplasia medular (28,57%) é a doença de base mais freqüente; a maioria dos TMOs foi realizada no Estado de São Paulo (60%) e a doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) foi a principal complicação encontrada (46,42%). CONCLUSÃO: os transplantados de medula óssea estudados, apresentam sobrevida e complicações semelhantes às encontradas em regiões mais desenvolvidas.

Palavras-chave : transplante de medula óssea; epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )