SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Clinic-epidemiology of the patients suffering bone marrow transplantationSexual violence inside family author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

PAES, Andréa Luzia Vaz; NETO, Frederico Jorge Rodrigues  and  FILHO, José Ribamar Trindade Sales. Tuberculose ganglionar periférica : aspectos clínico-epidemiológicos. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.33-37. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o perfil epidemiológico, clínico e laboratorial de uma amostra da população com diagnóstico de tuberculose ganglionar no Estado do Pará. MÉTODO: a amostra se constituíu de 53 pacientes com diagnóstico de tuberculose ganglionar, atendidos no Serviço de Infectologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto em Belém, Pará, período de janeiro de 2002 a abril de 2005. O diagnóstico dos pacientes foi feito através de biópsias ganglionares, pesquisa de BAAR, cultura de Mycobacterium tuberculosis ou por outros critérios. RESULTADOS: observado predomínio de homens (3,8:1) e de cor parda (43,4%) entre 20-29 anos (32%); as manifestações clínicas mais comuns foram febre e emagrecimento; todos apresentavam adenopatia periférica, sendo as cadeias cervicais as mais acometidas; em 37 pacientes se realizou sorologia anti-HIV, dos quais 21 eram soropositivos; dentre as biópsias ganglionares realizadas, 83,14% apresentavam aspecto histopatológico compatível com tuberculose ganglionar. CONCLUSÃO: a tuberculose ganglionar periférica acometeu mais homens em plena fase produtiva. Notou-se, também, uma sugestiva correlação entre a tuberculose ganglionar e a Aids quanto a um pior prognóstico da doença.

Keywords : tuberculose; gânglios; linfonodos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )