SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Sexual violence inside familyDeficits of the masticatory capacity and the influence on the memory and the learning's review literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

FRANCO, Caroline Buarque; PIRES, Larissa de Castro; PONTES, Lucieny da Silva  and  SOUSA, Emanuel de Jesus de. Avaliação da amplitude articular do tornozelo em crianças com paralisia cerebral após a aplicação de toxina botulínica seguida de fisioterapia. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.43-49. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o grau de amplitude de movimento da articulação do tornozelo em crianças com paralisia cerebral, do tipo diparesia e tetraparesia espástica, após a aplicação de toxina botulínica tipo A em músculos gastrocnêmios, seguida por fisioterapia. MÉTODO: estudo observacional e transversal, avaliando 10 crianças, de ambos os sexos, faixa etária de 2 a 7 anos, sendo 5 diparéticas e 5 tetraparéticas do tipo espástica, com presença de equinismo bilateral. Realizadas 3 avaliações em intervalos pré e pós bloqueio, sendo que o grau de mobilidade do tornozelo, obtido através da goniometria articular. RESULTADOS: constatou-se que a injeção intramuscular de toxina otulínica do tipo A aumentou o grau de movimento da articulação do tornozelo e, ainda, aumentou a pontuação na escala de atividades dinâmicas. CONCLUSÃO: a toxina botulínica tipo A combinada ao tratamento fisioterapêutico é um método eficaz no processo de reabilitação de pacientes que apresentam espasticidade por seqüela de PC.

Keywords : paralisia cerebral; espasticidade; toxina botulínica tipo A; fisioterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )