SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Violência sexual intrafamiliarDeficiência da capacidade mastigatória e sua influência sobre memória e aprendizagem: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

FRANCO, Caroline Buarque; PIRES, Larissa de Castro; PONTES, Lucieny da Silva  e  SOUSA, Emanuel de Jesus de. Avaliação da amplitude articular do tornozelo em crianças com paralisia cerebral após a aplicação de toxina botulínica seguida de fisioterapia. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.43-49. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar o grau de amplitude de movimento da articulação do tornozelo em crianças com paralisia cerebral, do tipo diparesia e tetraparesia espástica, após a aplicação de toxina botulínica tipo A em músculos gastrocnêmios, seguida por fisioterapia. MÉTODO: estudo observacional e transversal, avaliando 10 crianças, de ambos os sexos, faixa etária de 2 a 7 anos, sendo 5 diparéticas e 5 tetraparéticas do tipo espástica, com presença de equinismo bilateral. Realizadas 3 avaliações em intervalos pré e pós bloqueio, sendo que o grau de mobilidade do tornozelo, obtido através da goniometria articular. RESULTADOS: constatou-se que a injeção intramuscular de toxina otulínica do tipo A aumentou o grau de movimento da articulação do tornozelo e, ainda, aumentou a pontuação na escala de atividades dinâmicas. CONCLUSÃO: a toxina botulínica tipo A combinada ao tratamento fisioterapêutico é um método eficaz no processo de reabilitação de pacientes que apresentam espasticidade por seqüela de PC.

Palavras-chave : paralisia cerebral; espasticidade; toxina botulínica tipo A; fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )