SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Avaliação da amplitude articular do tornozelo em crianças com paralisia cerebral após a aplicação de toxina botulínica seguida de fisioterapiaHepatite B aguda em gestante - relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

COSTA, Ana Cássia Reis da; RODRIGUES, Márcia Cristina dos Santos Guerra  e  LIMA, Rafael Rodrigues. Deficiência da capacidade mastigatória e sua influência sobre memória e aprendizagem: revisão de literatura. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.51-54. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: correlacionar a influência da diminuição da capacidade mastigatória sobre a memória e a aprendizagem. MÉTODO: revisão bibliográfica das publicações mais relevantes sobre o assunto nas bases de dados internacionais Medline, LILACS e na base de dados nacional BBO, investigando as informações descritas na literatura sobre epidemiologia da saúde oral do idoso, alterações na cavidade oral e a influência da mastigação sobre o sistema nervoso central em condições normais e deficitárias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: há relação entre deficiências mastigatória e cognitiva senis em roedores, levantando a questão da importância deste tema ser estudado de forma multidisciplinar dentro das ciências biomédicas, servindo como hipótese para futuras pesquisas em seres humanos portadores de deficiência mastigatória.

Palavras-chave : Saúde oral; déficits cognitivos; disfunção oral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )