SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Acute hepatitis B in pregnant woman - case reportSquamous cells microinvasive carcinoma: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

PEREIRA, Edmundo Luís Rodrigues; MENDES, Thaís Sousa  and  SOUSA, Erica Aranha de. Neurofibroma de plexo braquial: relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.59-63. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: relatar um caso de uma paciente de 6 anos, portadora de neurofibromatose (NF), tipo 1, com presença de neurofibroma em plexo braquial direito. MÉTODO: descrição e análise dos dados clínico-cirúrgicos da paciente com neurofibromatose atendida na Fundação Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, em abril de 2005. RELATO DE CASO: J.L.A. do sexo feminino, 6 anos, com queixa de aumento de volume e dor na região axilar direita, referindo parestesia no membro superior, correspondente (MSD), há 1 ano e 3 meses. O exame clínico revelou a presença de volumosa nodulação localizada na região axilar direita, com extensão em trajeto dos nervos mediano e cubital até o 1/3 distal do MSD. Exame de ressonância magnética da região axilar comprovou a existência de massa tumoral de características neoplásicas na região axilar D e braço D. Submetida a tratamento microcirúrgico com ressecção completa da tumoração. Exame histopatológico confirmou o diagnóstico de neurofibroma, sem sinais de malignidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a possibilidade de transformação maligna dos neurofibromas em pacientes com NF é motivo de constante preocupação. Alterações no quadro clínico, crescimento acelerado ou surgimento de sintomatologia neural, justificam intervenção cirúrgica precoce, e, muitas das vezes, tal conduta possibilita uma cura local do processo.

Keywords : neurofibromatose; tumores do plexo braquial; facomatoses; microcirurgia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )