SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Hepatite B aguda em gestante - relato de casoCarcinoma de células escamosas microinvasivo: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

PEREIRA, Edmundo Luís Rodrigues; MENDES, Thaís Sousa  e  SOUSA, Erica Aranha de. Neurofibroma de plexo braquial: relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.59-63. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: relatar um caso de uma paciente de 6 anos, portadora de neurofibromatose (NF), tipo 1, com presença de neurofibroma em plexo braquial direito. MÉTODO: descrição e análise dos dados clínico-cirúrgicos da paciente com neurofibromatose atendida na Fundação Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará, em abril de 2005. RELATO DE CASO: J.L.A. do sexo feminino, 6 anos, com queixa de aumento de volume e dor na região axilar direita, referindo parestesia no membro superior, correspondente (MSD), há 1 ano e 3 meses. O exame clínico revelou a presença de volumosa nodulação localizada na região axilar direita, com extensão em trajeto dos nervos mediano e cubital até o 1/3 distal do MSD. Exame de ressonância magnética da região axilar comprovou a existência de massa tumoral de características neoplásicas na região axilar D e braço D. Submetida a tratamento microcirúrgico com ressecção completa da tumoração. Exame histopatológico confirmou o diagnóstico de neurofibroma, sem sinais de malignidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a possibilidade de transformação maligna dos neurofibromas em pacientes com NF é motivo de constante preocupação. Alterações no quadro clínico, crescimento acelerado ou surgimento de sintomatologia neural, justificam intervenção cirúrgica precoce, e, muitas das vezes, tal conduta possibilita uma cura local do processo.

Palavras-chave : neurofibromatose; tumores do plexo braquial; facomatoses; microcirurgia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )