SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Neurofibroma de plexo braquial: relato de casoTumor de células de Leydig em criança: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

CARVALHO, Roberto de et al. Carcinoma de células escamosas microinvasivo: relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.65-69. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: relatar um caso de carcinoma de células escamosas microinvasivo em uma paciente de 69 anos, demonstrando a elucidação diagnóstica e a importância dos métodos preventivos. RELATO DO CASO: paciente G9 P6N A3, encaminhada ao Ambulatório de Patologia Cervical e Colposcopia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCM), devido sangramento vaginal vermelho rutilante, há 7 meses, e citologia evidenciando alteração de células escamosas sugestiva de carcinoma invasivo. Ao exame colposcópico, observaram-se aspectos anormais: zona de transformação atípica com epitélio branco grosseiro e vasos atípicos irregulares, Schiller positivo, prova do iodo negativa. O resultado histopatológico da biópsia dirigida por colposcopia foi - carcinoma de células escamosas microinvasor -, concordando com o exame citológico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o exame citológico ou Papanicolau, a colposcopia e a biópsia com exame histopatológico constituem importantes métodos preventivos para neoplasia cervical, conforme comprovado neste estudo.

Palavras-chave : câncer de colo uterino; papanicolau; carcinoma microinvasor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )