SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Efeito do leite Humano na cicatrização de feridas abertas em ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

MELO-JUNIOR, Mario Ribeiro et al. Avaliação histoquímica da mucosa gastrointestinal de ratos expostos ao álcool. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.7-12. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: avaliar através da histoquímica com lectinas a expressão de glicosaminoglicanos (mucinas) nas células do trato gastrointestinal de ratos expostos ao etanol. MÉTODO: ratos foram expostos ao etanol (3g/kg do peso) durante 15, 30 e 45 dias. Após a perfusão, o estômago e o intestino fixados em formalina tamponada a 10% e fragmentos desses órgãos emblocados em parafina. Os cortes histológicos (4µm) foram incubados com lectinas (PNA, WGA e Con A) conjugadas à peroxidase. A marcação das lectinas se revelou com o DAB-H2O2, seguida pela contra-coloração com hematoxilina. Os métodos Periodic acid-shiff (PAS) e Alcian blue foram usados para avaliar a expressão de glicosaminoglicanos (mucinas). RESULTADOS: verificou-se que na mucosa gástrica a expressão das mucinas aumentou progressivamente durante a exposição ao etanol, conforme o aumento do número de células PAS e Alcian blue positivas. Por outro lado, na mucosa intestinal nenhuma diferença considerável se observou no número dessas células. Todas as lectinas testadas apresentaram um aumento no padrão de marcação relacionado ao maior período de exposição ao etanol. A PNA foi a mais seletiva das lectinas, reconhecendo, exclusivamente, células do cólon e das glândulas gástricas. A Con A apresentou uma intensa marcação nas regiões apicais das glândulas do cólon e do estômago, enquanto que a WGA reagiu, intensamente, nas células caliciformes e células de Paneth nas glândulas do epitélio intestinal. CONCLUSÃO: esses achados demonstram que a exposição ao etanol, leva a uma alteração dos padrões de reconhecimento das lectinas nas células do tecido gastrointestinal, bem como, um aumento a expressão gástrica das mucinas.

Palavras-chave : Histoquímica; lectinas; etanol; glicosaminoglicanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )