SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Histochemical avaliation of the gastrointestinal mucosa of rats exposed to alcoholChemical identification of granulated rodenticides market in Belém-Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

AMARAL, Mara Lucinda Gomes do et al. Efeito do leite Humano na cicatrização de feridas abertas em ratos. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.13-18. ISSN 0101-5907.

Objetivo: verificar o efeito do leite humano cru congelado e cru resfriado na cicatrização de feridas abertas em ratos. Método: utilizaram-se 45 ratos, machos, adultos, distribuídos em 3 grupos, com 15 animais cada: o Grupo Controle, tratado com solução salina a 0,9%; o Grupo Cru Resfriado, tratado com Leite Humano Resfriado; o Grupo Cru Congelado, tratado com Leite Humano Cru Congelado. Em cada grupo, foi feito uso tópico de 0,1ml de cada substância correspondente ao grupo em estudo, 3 vezes ao dia, na região dorso-costalis de cada animal. A avaliação da lesão foi realizada no 7o, 14o e 21o dia de pós-operatório, no qual foi determinado o tamanho da lesão, presença ou não de pelos ao redor da ferida operatória, dos respectivos grupos. Resultados: os grupos tratados com leites nesta amostra obtiveram resultados estatisticamente significantes, quando comparado com o tratado com solução salina a 0,9% no período agudo de cicatrização. Conclusão: as feridas cutâneas abertas na região dorso costal de ratos tratadas com leite humano cru congelado e o leite cru resfriado utilizado nesta pesquisa, quando comparado às tratadas com solução salina a 0,9% apresentaram resultados, estatisticamente significativos, comparado ao grupo controle no período agudo de cicatrização.

Keywords : Leite humano; experimental; macroscopia; cicatrização de feridas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )