SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Efeito do leite Humano na cicatrização de feridas abertas em ratosPrevalência de IgG do vírus varicela-zoster (VVZ) em indígenas da tribo Araweté, em Altamira, Pará, de janeiro-fevereiro de 2001 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

VIEIRA, José Luiz Fernandes; SILVA, Bruno Alexandre da  e  SILVA, Edwin Eluise Gomes da. Caracterização química dos raticidas granulados comercializados na cidade de Belém-Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.19-21. ISSN 0101-5907.

Objetivo: caracterizar a composição química dos raticidas granulados comercializados na região metropolitana de Belém - Pará. Método: triagem por cromatografia em camada delgada de 120 amostras de raticidas adquiridas em feiras livres e outros estabelecimentos comerciais na região metropolitana de Belém. Resultados: 55% das amostras analisadas foram positivas para carbamatos, 25% para organofosforados e 5% para cumarínicos, e encontradas 15% da associação carbamato e organofosforado. Conclusão: os carbamatos foram os compostos mais encontrados (55%).

Palavras-chave : organofosforado; carbamato; cumarínicos e raticidas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )