SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Relation of serum levels of CEA whit the attack regional lymph in preoperative patients with gastric cancerWhite matter injury and neurodegenerative diseases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

CARNEIRO, Márcia Simão; SILVA, Rosilene F. Gonçalves; CRUZ, Tereza Cristina Anaisse  and  FERREIRA, Elisângela da Silva. Educação permanente em saúde no desenvolvimento organizacional do serviço de enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.35-39. ISSN 0101-5907.

Objetivo: contribuir para formação de profissionais da área de enfermagem no que se refere ao conhecimento e realização de procedimentos técnicos e ao desenvolvimento interpessoal para promover atendimento de qualidade e humanizado. Método: estudo analítico do planejamento organizacional anual dos cursos dirigidos às gerências de enfermagem. Avaliaram-se as reações pelos profissionais participantes, quanto à clareza e objetividade na exposição, ao material de apoio, à comunicação com os participantes e o despertar de interesse dos mesmos e, também, a média de participantes nos cursos. Resultados e conclusões: nas avaliações das reações pelos profissionais do processo, 63,8% dos participantes acharam excelente a clareza e objetividade da exposição; 59% definiram como bom o material de apoio usado nos cursos; 61,5% consideraram excelente a comunicação dos participantes e os assuntos abordados despertaram os interesses de 97,9% com pontuação excelente. Na avaliação quantitativa verificou-se que, durante o período de fevereiro a novembro de 2005, o total de participações foi de 1083 em 28 cursos realizados, em média de 39 participantes por curso.

Keywords : Enfermagem; cursos; capacitações; conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )