SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Relação dos níveis séricos do CEA com o acometimento linfonodal regional no pré-operatório do câncer gástricoLesão da substância branca e doenças neurodegenerativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

CARNEIRO, Márcia Simão; SILVA, Rosilene F. Gonçalves; CRUZ, Tereza Cristina Anaisse  e  FERREIRA, Elisângela da Silva. Educação permanente em saúde no desenvolvimento organizacional do serviço de enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.35-39. ISSN 0101-5907.

Objetivo: contribuir para formação de profissionais da área de enfermagem no que se refere ao conhecimento e realização de procedimentos técnicos e ao desenvolvimento interpessoal para promover atendimento de qualidade e humanizado. Método: estudo analítico do planejamento organizacional anual dos cursos dirigidos às gerências de enfermagem. Avaliaram-se as reações pelos profissionais participantes, quanto à clareza e objetividade na exposição, ao material de apoio, à comunicação com os participantes e o despertar de interesse dos mesmos e, também, a média de participantes nos cursos. Resultados e conclusões: nas avaliações das reações pelos profissionais do processo, 63,8% dos participantes acharam excelente a clareza e objetividade da exposição; 59% definiram como bom o material de apoio usado nos cursos; 61,5% consideraram excelente a comunicação dos participantes e os assuntos abordados despertaram os interesses de 97,9% com pontuação excelente. Na avaliação quantitativa verificou-se que, durante o período de fevereiro a novembro de 2005, o total de participações foi de 1083 em 28 cursos realizados, em média de 39 participantes por curso.

Palavras-chave : Enfermagem; cursos; capacitações; conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )