SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Educação permanente em saúde no desenvolvimento organizacional do serviço de enfermagem da Fundação Santa Casa de Misericórdia do ParáSíndrome de eagle: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

LIMA, Rafael Rodrigues et al. Lesão da substância branca e doenças neurodegenerativas. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.41-45. ISSN 0101-5907.

Objetivo: revisar a literatura científica sobre degeneração da substância branca, incluindo lesão do cilindro axonal, da bainha de mielina e oligodendrócitos, enfatizando o papel deste evento patológico na perda tecidual e deficiências funcionais subjacentes às doenças neurodegenerativas agudas e crônicas. Método: revisão de literatura através de pesquisa bibliográfica na base de dados PUBMED/MEDLINE. Considerações Finais: o comprometimento patológico da substância branca é um mecanismo importante da fisiopatologia de doenças neurodegenerativas agudas e crônicas. Pesquisas translacionais nesta área devem ser realizadas para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para essas desordens neurais. Um objetivo importante destes estudos deve ser a proteção dos tratos de substância branca do sistema nervoso central humano, os quais podem degenerar durante doenças, incluindo trauma cerebral e medular, acidente vascular encefálico e esclerose múltipla.

Palavras-chave : substância branca; lesão axonal; degeneração de oligodendrócitos; desmielinização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )