SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Lesão da substância branca e doenças neurodegenerativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

GUZZO, Fernando Augusto do Vale; MACEDO, José Acúrcio Gomes Cavalleiro de; BARROS, Renata Silva  e  ALMEIDA, Dhiego Chaves de. Síndrome de eagle: relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2006, vol.20, n.4, pp.47-51. ISSN 0101-5907.

Objetivo: relatar a história clínica e o diagnóstico de um caso de síndrome de Eagle e revisar a literatura. Relato do caso: paciente de 34 anos, sexo feminino, apresentava dor à movimentação cervical, sensação de corpo estranho na garganta, otalgia, odinofagia aos sólidos, dor ao falar, ao inspirar, bocejar e ao protusir a língua, há pelo menos 5 anos. O diagnóstico clínico foi complementado por tomografia computadorizada de base de crânio com reconstrução em três dimensões que evidenciou alongamento bilateral das apófises estilóideas. Considerações finais: o tratamento cirúrgico instituído promoveu regressão de todos os sintomas, demonstrando que a suspeita clínica de síndrome de Eagle deve fazer parte do diagnóstico diferencial das cervicalgias, evitando, assim, retardar o tratamento adequado.

Palavras-chave : cervicalgia; processo estilóide; tomografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )