SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Alcoolismo e tabagismo como fator de risco para a ocorrência tardia da doença de Alzheimer: Estudo de meta-análiseEfeito do extrato de mastruz em culturas de Staphylococcus Aureus e Escherichia coli índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Resumen

AMARAL, Ivanete do Socorro Abraçado et al. Epidemiologia de pacientes co-infectados HIV/HCV atendidos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.15-20. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: descrever os aspectos epidemiológicos de pacientes co-infectados atendidos em um serviço de referência para hepatopatias, na cidade de Belém-PA. MÉTODO: realizou-se um estudo transversal de prevalência, utilizando-se um protocolo de pesquisa contendo informações referentes à identificação e fatores de risco de 31 pacientes com sorologias positivas para o HIV e o HCV. RESULTADOS: dez indivíduos (32,3%) receberam transfusão sangüínea; 20 (64,5%) eram heterossexuais; 18 (58,1%) referiram dois a cinco parceiros sexuais; 29 (93,6%) referiram uso eventual ou não-uso de preservativos; 14 (45,2%) referiram uso de drogas ilícitas injetáveis e todos os pacientes relataram dois ou mais diferentes fatores de risco. CONCLUSÃO: encontrado associação de fatores de risco, não sendo possível identificar um único fator responsável pela co-infecção.

Palabras clave : Epidemiologia descritiva; hepatite C; HIV.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )