SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Epidemiologia de pacientes co-infectados HIV/HCV atendidos na Fundação Santa Casa de Misericórdia do ParáDegeneração neuronal secundária e excitotoxicidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Paraense de Medicina

versión impresa ISSN 0101-5907

Resumen

BRITO, Marcus Vinicius Henriques; CARVALHO, Daniel da Silva  y  ALBUQUERQUE, Ana M Morais. Efeito do extrato de mastruz em culturas de Staphylococcus Aureus e Escherichia coli. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.21-25. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: Analisar a ação do extrato de mastruz sobre o crescimento de culturas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli. MÉTODO: Para avaliar o efeito do extrato de mastruz foram criados os Grupos Stafilococus aureus (Gsa) e o Grupo Escherichia coli (Gec). O grupo Gsa foi composto de três placas de Petri com cultura de S.aureus, cepa ATC 25923 e em cada uma delas, colocados discos impregnados individualmente com mastruz, gentamicina e oxacilina. No grupo Gec as placas foram semeadas com cepa de E. coli 35218, e também posicionados discos com as três substâncias em estudo. RESULTADOS: Tanto nas culturas de S. aureus como nas de E. coli, não houve halo de inibição induzida pelo extrato de mastruz. Este halo foi observado ao redor dos discos de gentamicina e oxacilina nas culturas de S. aureus e somente nos discos de gentamicina na cultura de E. coli. CONCLUSÃO:o extrato de mastruz não tem ação antimicrobiana sobre cepa ATCC 25923 de S. aureus e nem sobre a 35218 de E. coli.

Palabras clave : Mastruz; Staphylococcus aureus; Escherichia coli; plantas medicinais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )