SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Degeneração neuronal secundária e excitotoxicidadeAcidente por Surucucu (Lachesis muta muta) em Belém-Pará: Relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

PINTO- RIBEIRO, Gilmário  e  MACEDO, Zilvana Pinheiro. A importância da avaliação endoscópica em pacientes que deverão fazer uso de antiinflamatórios por tempo prolongado. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.32-35. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: analisar, através do exame de endoscopia digestiva alta (EDA),os pacientes que serão submetidos a tratamento por via oral com antiinflamatórios por mais de dez dias. MÉTODO: coleta de dados de prontuários médicos do arquivo de pacientes de ortopedia da POLICLÍNICA, período de janeiro a agosto de 2005, num total 276 prontuários. RESULTADO: pacientes sem história prévia de lesão do trato digestivo com 178 casos (64,5%), sem sintomatologia recente pré-tratamento oral com 244 casos (88,4%), porém, com resultados de alteração ao exame de endoscopia em 127 casos (46%), sendo as lesões mais incidentes no estômago, com 74 casos (58,3%). CONCLUSÂO: verificou-se que, a quase metade dos pacientes (46%), após a avaliação endoscópica, apresentou lesão com prevalência de doenças de localização gástrica, mesmo naqueles com referência negativa de sintomatologia, o que faz concluir pela importância clínica da realização deste procedimento.

Palavras-chave : endoscopia; gastrite.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )