SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1The importance of the endoscopic avaliation in patients who will be submited to the use of the anti-inflamatory agents for long timeModerately diferentiated espinocelular carcinoma in patient without factors of risk for the disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

PARDAL, Pedro Pereira de Oliveira et al. Acidente por Surucucu (Lachesis muta muta) em Belém-Pará: Relato de caso. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.37-42. ISSN 0101-5907.

OBJETIVO: relatar um caso de envenenamento por Lachesis, atendido no Hospital Universitário João de Barros Barreto de Belém-Pará, ano de 2006. RELATO DO CASO: paciente masculino, 19 anos, picado no antebraço direito, quando alimentava o animal; admitido e internado no Hospital apresentando edema discreto no antebraço direito, dor intensa no local, náuseas e vômitos, que coincidiam com cólicas abdominais paroxísticas, além de sudorese, visão turva, discreta epistaxe e diarréia; a freqüência cardíaca, ao início, com 108 batimentos por minuto, chegando a 62 após a soroterapia e pressão arterial em 130/80 mmHg; tempo de sangria em 4 min 15 seg, tempo de coagulação acima de 15 min, tempo de protrombina acima de 1 minuto. Como tratamento, foi realizado pré-medicação e soroterapia com 10 ampolas de soro antibotrópico-laquético. Após o anti-veneno o paciente evoluiu com melhora clínica; continuou assintomático até receber alta, curado. COSIDERAÇÕES FINAIS: o envenenamento laquético é episódio raro, principalmente, entre profissionais que manipulam o animal. A descrição do caso é alertar os que manipulam serpentes peçonhentas, para redobrarem os cuidados e a atenção em seu ambiente de trabalho.

Keywords : ofidismo; envenenamento; Lachesi.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )