SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Snakebite by the Bushmaster (Lachesis muta muta) in Belém-Pará: A case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

  • Have no cited articlesCited by SciELO

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Paraense de Medicina

Print version ISSN 0101-5907

Abstract

BRITO, Nara Macedo Botelho; VIANA, Waldenice Oliveira  and  PEREIRA, Paula Carrasco. Carcinoma espinocelular moderadamente diferenciado em paciente sem fatores de risco para a doença. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.43-46. ISSN 0101-5907.

INTRODUÇÃO: o câncer do colo uterino é a neoplasia maligna mais freqüente do trato genital feminino no Brasil. A idade precoce no primeiro coito, multiplicidade de parceiros sexuais, freqüência de coito, multiparidade e o tabagismo aumentariam o risco para esta neoplasia. No Brasil, além desses fatores de risco, soma-se a alta prevalência de infecção pelo papiloma vírus humano. OBJETIVO: relatar um caso de paciente com carcinoma espinocelular, moderadamente diferenciado, diagnosticado no ambulatório de ginecologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará FSCMP sem fatores de risco para a doença. MÉTODO: os dados contidos no trabalho foram obtidos por meio da anamnese e exame físico da paciente, exames complementares com revisão do prontuário e consulta à literatura científica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e a conduta terapêutica adequada são as alternativas de cura para essa nosologia, que apresenta alta prevalência no Estado do Pará.

Keywords : colo; câncer; histerectomia ampliada; Footnotes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )