SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Acidente por Surucucu (Lachesis muta muta) em Belém-Pará: Relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Paraense de Medicina

versão impressa ISSN 0101-5907

Resumo

BRITO, Nara Macedo Botelho; VIANA, Waldenice Oliveira  e  PEREIRA, Paula Carrasco. Carcinoma espinocelular moderadamente diferenciado em paciente sem fatores de risco para a doença. Rev. Para. Med. [online]. 2007, vol.21, n.1, pp.43-46. ISSN 0101-5907.

INTRODUÇÃO: o câncer do colo uterino é a neoplasia maligna mais freqüente do trato genital feminino no Brasil. A idade precoce no primeiro coito, multiplicidade de parceiros sexuais, freqüência de coito, multiparidade e o tabagismo aumentariam o risco para esta neoplasia. No Brasil, além desses fatores de risco, soma-se a alta prevalência de infecção pelo papiloma vírus humano. OBJETIVO: relatar um caso de paciente com carcinoma espinocelular, moderadamente diferenciado, diagnosticado no ambulatório de ginecologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará FSCMP sem fatores de risco para a doença. MÉTODO: os dados contidos no trabalho foram obtidos por meio da anamnese e exame físico da paciente, exames complementares com revisão do prontuário e consulta à literatura científica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e a conduta terapêutica adequada são as alternativas de cura para essa nosologia, que apresenta alta prevalência no Estado do Pará.

Palavras-chave : colo; câncer; histerectomia ampliada; Footnotes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )